Ana Marcela Cunha, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), venceu a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, na tarde de domingo, 26/08, no Minas Brasília, no Distrito Federal. Victor Colonese, também da Unisanta, ficou em segundo no masculino, com o tempo de (2h11m12s41).

A campeã mundial dos 25 quilômetros e líder do ranking mundial de maratonas aquáticas até o momento, fez o percurso de 10 km no Lago Paranoá em 2h19m10s72.  Betina Lorscheitter, do Flamengo (2h27m04s8), ficou em segundo, seguida por Mariana de Souza, do Sesi SP (2h30m48s83).

Largaram 59 atletas, sendo 25 para a prova feminina e 34 para a prova masculina. O  percurso retangular estava bem marcado mas o vento frio e a temperatura da água no Lago Paranoá prejudicaram alguns atletas, que ficaram pelo caminho. Apesar da temperatura da água não estar tão fria nos primeiros momentos, a entrada de um vento mais forte quando os primeiros completavam a 2a e 4a voltas, fez com que a prova ficasse mais dura. Entre os que não completaram estavam Izabela Fortini, Victor Simões, Diana Cavalcanti, Karen Boeschenstein e Priscila Ribeiro.

No masculino, o vencedor foi Allan do Carmo, da Associação Brasken/DF (2h09m15s9), com Victor Colonese, da Unisanta (2h11m12s41) e Samuel de Bona, do Grêmio Náutico União (2h13m53s27) completando o pódio.

A Maratona Aquática Nacional de Brasília acontece com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo e Sadia.

A prova também contou com o apoio do Governo do Distrito Federal e do Minas Brasília.

Fonte: CBDA