Nesta edição, o maior Festival de Cinema do Litoral de São Paulo irá homenagear e reverenciar o maior time de futebol do País, o Santos FC

O 10º Curta Santos, Festival de Cinema de Santos, que acontece de 17 a 23 de setembro, contará com o apoio institucional/cultural da Universidade Santa Cecília – Unisanta. Nesse sentido, a direção do evento e os dirigentes da Universidade firmam termo de parceria na próxima terça-feira, dia 28, às 10 horas, no Consistório da Unisanta, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 277, térreo do Bloco M do Campus.

Ao completar 50 anos de atividades no campo da educação, cultura e esporte, a Unisanta abre mais uma vez suas portas para a difusão da arte através do cinema. A Instituição receberá palestras e oficinas promovidas pelo Curta Santos, além de utilizar seus canais de comunicação (a Santa Cecília TV, a Rádio Santa Cecília FM e o site Santaportal) para levar ao público da região e do mundo, através da web, toda a produção cinematográfica do Festival.

A parceria possibilitará ainda a realização de atividades conjuntas com fins acadêmicos, como mostras especiais, palestras e workshops que contribuirão com a formação dos alunos e a troca de experiências entre profissionais do mundo cinematográfico e os docentes da Instituição.

Por conta da parceria, a Unisanta assinará a Sessão Longa-Metragem Especial e poderá também exibir filmes do Festival durante a programação da Santa Cecília TV.

De acordo com Ricardo Vasconcellos, diretor geral do Curta Santos, o apoio da Universidade Santa Cecília permitirá difundir a cultura audiovisual de forma mais ampla e com a marca consagrada da Unisanta. “O Curta Santos – Festival de Cinema de Santos cresceu e conquistou o respeito do Brasil nesses últimos 10 anos. Acreditando na importância do Complexo Educacional Santa Cecília e do renomado Sistema Santa Cecília de Comunicação, que alcança milhares de pessoas em todo litoral de São Paulo, o Curta Santos sente-se honrado em, a partir de agora, ter a confiança desse conglomerado de sonhos e realizações bem sucedidas em nossa região. Com o apoio da Unisanta, o Curta Santos se fortalece e cumpre com o dever de levar, de forma gratuita e humanizada, a cultura de todos para todos”.

Sobre o Festival

O Curta Santos nasceu no ano de 2002, sob a égide do pensador e crítico de Cinema Paulo Emílio Sales Gomes. Foi criado para estabelecer um ponto de encontro dos realizadores locais e nacionais, troca de informações e experiências, fomentando a necessária formação do público para o Cinema nacional e latino americano. Por meio de exibições, oficinas e palestras o Festival mescla informação e formação ao espectador.

Desde a criação, mais de cinco mil curtas-metragens foram inscritos, o que evidencia o vigor da produção brasileira no setor. O Festival alcança, em média, público superior a 100 mil pessoas diretas que, livre e gratuitamente, tem acesso a todas as atividades realizadas pelo evento, que hoje é considerado o 4º maior do Brasil.

Passaram pelo Festival Curta Santos, renomados nomes do Cinema Brasileiro, como jurados, palestrantes, cineastas convidados a exibirem ciclos de suas obras, atores, e novos realizadores, que tem no filme curto a sua formação.

2012: 100 anos de Santos Futebol Clube e 10 de Curta Santos

Em 2012, o Santos FC está completando 100 anos de história e conquistas e o Curta Santos completa 10 anos de atividades. De acordo com José Claudio Pimentel, diretor de Comunicação do Curta Santos, a relação entre o festival e o time da Vila Belmiro está na projeção que ambos deram à Cidade. “O Curta Santos colocou a cidade no panorama nacional de cinema, o Santos FC levou o nome da nossa terra para mundo por meio da sua arte”.

“No ano em que a família alvinegra celebra a grande festa do Centenário, o Curta Santos vem da sala escura do cinema propor uma grande festa que ilumine a cidade em setembro e celebre o futebol arte do nosso clube. E comemorar, acima de tudo, o orgulho de ser santista. Queremos estender o tapete vermelho e dar os parabéns aos guerreiros e heróis dos campos verdes”.

Pimentel justifica a homenagem ao Santos FC especialmente nesta edição do Festival. “Nada melhor, nesse momento histórico, que o maior Festival de Cinema do Litoral de São Paulo possa homenagear e reverenciar o maior time de futebol do País. Novamente o cinema antenado com o presente registra a história por meio de várias ações”.