Copa do Mundo 2012 FINA de Maratona Aquática

Confiança total, mas com os pés no chão, ou melhor, na água. É com esse sentimento que a nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha, participa da penúltima etapa da Copa do Mundo 2012 FINA de Maratonas Aquáticas, que acontece neste sábado, dia 6 – às 22h (horário de Brasília), em Hong Kong, na China. Já nesta prova, a líder do circuito mundial pode garantir o título de bicampeã mundial, inédito para o País, com apenas 20 anos de idade.

Com 100 pontos somados nas seis etapas da Copa do Mundo FINA, 40 pontos à frente da segunda colocada, a alemã Nadine Reichert, Ana Marcela Cunha disputará duas provas na China, uma neste sábado, em Hong Kong, e a outra no dia 13, em Shantou, prova esta que terá a sua pontuação dobrada.

“Quero decidir logo em Hong Kong para chegar em Shantou já com a taça nas mãos. A gente sabe que está praticamente tudo decidido, mas é questão de detalhe agora. É detalhe de treino e da alimentação, como é feito nas provas. A pontuação que eu abri de 40 pontos é confortável”, afirma com determinação a atleta.

A americana Eva Fabian e a alemã Angela Maurer, terceira e quarta do ranking, tem 56 e 50 pontos, respectivamente.

Desafios – Antes de embarcar para a China, Ana Marcela tomou alguns cuidados, atitude de quem já conhece o oriente. No ano passado, ela conquistou a medalha de ouro nos 25 KM, em Xangai.

“Na China não dá para comer bem como no Brasil, porque a comida não é das melhores. Então a gente tem que se cuidar muito lá”. Dias antes da longa viagem, Ana reforçou a alimentação, comendo um pouco mais de carboidrato.

A prova de Hong Kong será disputada em mar e mesmo com a temperatura da água um pouco mais fria, Ana acredita que não terá dificuldades. Já em Shantou, a previsão é de tempo quente e a prova acontecerá em um rio.  A ida para China, seis dias antes da competição, fez parte da preparação da atleta, possibilitando adaptação ao horário, tempo e alimentação.

Em relação aos treinos, o técnico Márcio Latuf, que está com Ana na China, adotou algumas estratégicas ainda quando estava no Brasil. Ela treinou forte até uns dez dias antes da competição. Depois, diminuiu o trabalho fora da água, principalmente a musculação. “A Ana Marcela é uma garota que ganha músculos rapidamente e não perde tão rápido”.

Na água, Latuf enfatizou que ela estava fazendo cerca de dez a doze treinos e, próximo à viagem, reduziu para nove. “Na semana da prova mesmo, vamos diminuir bastante a metragem, mantendo o mesmo número de treinos, se possível”.

De olho no futuro – Embora tivesse grandes chances de conquistar medalha em Londres, Ana ficou de fora das olimpíadas deste ano, o que fez aumentar ainda mais o sonho do ouro olímpico. Para Latuf, a estrela de Ana Marcela tem muito para brilhar. “É gratificante, não só para mim, como para a Unisanta, a Confederação Brasileira e o Comitê Olímpico ter uma garota de 20 anos com grandes chances de estar nas Olimpíadas de 2016, disputando uma medalha de bronze, prata ou ouro”.

Quanto à Copa do Mundo 2012 da FINA, Latuf está confiante. “Esse é um título inédito e a gente quer ganhar agora para conseguir o tricampeonato em 2013”.

Apoio – A trajetória de títulos nacionais e internacionais conquistados por essa baiana de coração santista, tanto em piscina como em mar aberto, está diretamente ligada ao apoio que a atleta recebe da Unisanta há seis anos. “É meu sexto ano já de Unisanta. Não é uma coisa que começou em 2012. A estrutura que eu tenho aqui é o que vem me ajudando a melhorar a cada ano”, ressaltou a nadadora que é aluna da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta e ex-aluna do Colégio Santa Cecília.

“Estou muito bem preparada, mas tudo tem sua hora e eu tenho certeza que a hora certa está chegando”, complementou.

Histórico de ouro – O desempenho de Ana Marcela nessa temporada da Copa do Mundo 2012 FINA demonstra o potencial da nadadora para trazer mais uma vez ao Brasil a faixa e o troféu de campeã mundial. A primeira vez que venceu o circuito mundial da FINA foi em 2010, quanto tinha apenas 18 anos.

Em 2008, Ana foi a terceira colocada geral na Copa do Mundo FINA (sendo a melhor do País), ano em que ficou em quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim (melhor colocação das Américas nos 10 Km da Maratona Aquática). Tal feito rendeu à atleta o Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Em 2009, mesmo não competindo nas duas últimas etapas, ela obteve pontuação suficiente para outra vez ser a terceira geral, mas o regulamento da competição obriga o atleta a participar da última etapa para ser classificado no ranking final. No ano seguinte, em 2010, foi campeã mundial da Copa do Mundo FINA.

No ano passado, Ana foi a primeira brasileira a obter a medalha de ouro nos 25 KM, no mundial da China. E agora, em 2012, ela segue firme na busca do bicampeonato mundial inédito para o País, nos 10 KM.

Integrante da equipe da Unisanta desde os 14 anos, quando se tornou a mais jovem ganhadora do Circuito Brasileiro de Águas Abertas, Ana é também pentacampeã brasileira de maratona aquática.

Resultados da Copa do Mundo Fina 2012 – Os resultados das etapas anteriores (provas de 10 KM), por ordem cronológica, foram os seguintes: Santos (Brasil) 3º lugar; Viedma (Argentina) 6º lugar; Eilat (Israel) 1º lugar; Cancun (México) 1º lugar; St Jean (Canadá) 3º lugar; e Megantic (Canadá) 2º lugar.

 

Por Christian Miranda e Nicole Siqueira