Em matéria de destaque na primeira página do site G1 Santos, o professor do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo, concedeu um depoimento sobre o desenvolvimento das áreas de gás e petróleo em Santos e toda a região da Baixada Santista.

A Baixada está ganhando novas oportunidades de emprego nos setores de petróleo e gás. Algumas das vagas oferecidas chegam a oferecer remunerações que ultrapassam os R$ 20 mil, além das companhias relacionadas a essa área que estão criando sedes na região e consideram a Baixada como uma porta de entrada para profissionais deste mercado, devido ao pré-sal da Bacia de Santos.

Emanuel explica que os salários são elevados porque a indústria de petróleo segue padrões internacionais. Tudo é cotado em dólar. Para ele, a remuneração segue de acordo com as exigências do mercado. “Precisa saber inglês, ter noções de qualidade, noções de logística, além do conhecimento técnico específico. Essas pessoas podem estar trabalhando hoje aqui e amanhã em outro lugar do mundo”, afirma o professor.

Para Figueiredo, a vinda de estrangeiros é imprescindível para a melhoria da profissão. “Não vamos ter a pretensão de que tudo vai ser ocupado por brasileiros. Vai precisar vir pessoas com conhecimentos que acabarão passando informações para os nossos profissionais. Assim como quando implantaram a refinaria, vieram técnicos estrangeiros. Hoje nós temos uma engenharia de excelência nessa área”, garante. Figueiredo explica que é importante empregar profissionais brasileiros de várias áreas, para que possam fazer essa indústria do petróleo e gás crescer e que o núcleo de riqueza retorne para o próprio País.