Com a vitória no Campeonato Paulista de Boxe Olímpico, realizado no final de maio pela Federação de Boxe do Estado de São Paulo, Thaís Cristina Gomes da Silva, aluna do 1º ano da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (Unisanta), tornou-se pentacampeã paulista de boxe, na categoria 54kg.

Na luta final, Thaís venceu a atleta Bianca Alves, de Mogi das Cruzes. Além do título de campeã paulista, ela ganhou um cinturão por ter sido eleita a melhor atleta da competição.

Aos 21 anos, Thaís já possui em seu currículo esportivo outros títulos expressivos como o de vice-campeã Brasileira, medalha de prata em 2009 e bronze em 2010 nos Jogos Pan-Americanos e bicampeã dos Jogos Abertos.

A paixão pelo boxe não veio de uma escolha direta. A atleta conta que jogava futsal, mas começou a ter dificuldades em treinar devido ao horário escolar. Foi então que recebeu um convite de seu melhor amigo para fazer uma aula de boxe. “De cara eu neguei, por achar que era violento e tudo mais, mas ele insistiu e então fui fazer uma aula experimental. Acabei me apaixonando pela nobre arte”, revelou.

Estudar também é uma das prioridades da jovem boxeadora, que escolheu fazer a Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta (Fefesp) ao levar em consideração o método de ensino e a qualidade da instituição. “Pesquisei na Baixada Santista e percebi que a Unisanta era a universidade mais conceituada, também segundo a opinião de amigos, alunos e ex-alunos”.

Os próximos desafios de Thaís são o Campeonato Brasileiro, de 22 a 28 de julho, dois campeonatos paulistas, em agosto, e os Jogos Abertos do Interior, em outubro. Nesse período ainda pode surgir uma convocação da seleção para a disputa de campeonatos internacionais.

Expectativa – Thaís sonha em disputar uma olimpíada, talvez a Rio 2016, uma vez que a modalidade tornou-se olímpica para as mulheres a partir de 2010. Maior reconhecimento do esporte. Esse é outro desejo da atleta, que comenta com bom humor “as mulheres estão tomando conta do boxe”.