Nesta quarta-feira (23), no Consistório da Instituição, a Alta Direção da Unisanta realizou uma homenagem aos alunos campeões da Liga Interestadual Universitária (LIU). A Universidade conquistou o título de campeã geral da competição, que foi realizada em Uberaba/MG, no mês de novembro e reuniu 120 atléticas do país.

Ao todo, 36 modalidades foram disputadas, entre esportes de quadra e individuais. Mais de 120 atletas cecilianos competiram em 33 e conquistaram 12 medalhas de ouro, 11 de prata e 6 de bronze.

Wallaske Wendel, presidente da Atlética de Educação Física – Fefesp, explica que as atléticas se juntaram para o planejamento esportivo e estratégico da competição, logística e venda dos pacotes de viagem, além de contar com o apoio da Família Teixeira para disponibilidade das quadras do Complexo Educacional nos treinos dos atletas.

No total, foram 11 diretores divididos entre os cursos que tiveram participação ativa na organização do evento, desde “separar uniforme até auxiliar atleta que jogou uma modalidade em um complexo esportivo e precisava se locomover para outro local”, explica Wallaske. O aluno ainda completa: “Essa integração foi muito importante. Ficamos diversas vezes até de madrugada fazendo reuniões, batendo os números de atletas e de modalidades que estavam fechadas, para que a gente conseguisse chegar lá e executasse um bom trabalho”.

O trabalho árduo de todos os envolvidos valeu a pena e a sensação, agora, é de missão cumprida. Fernanda Gadanha já sonhava com o LIU desde 2020, quando ingressou no curso de Engenharia Química, e conquistou quatro medalhas, além de ter sido a diretora das modalidades femininas. “Eu queria mudar a história das categorias femininas na competição e fiquei muito feliz com o resultado. Espero que no ano que vem nós conquistemos mais.”

Dr. Marcelo Teixeira, presidente do Conselho de Administração da Unisanta, ressalta o orgulho em notar que as lideranças, despertadas por eventos internos e jogos universitários como o da Unisanta, se unem e criam uma enorme força que representa não só a conquista de troféus, medalhas e o título de campeão geral, mas também o trabalho interno e a dedicação dos alunos para a competição.

“Estamos aqui reconhecendo o poderio dos estudantes, mas, acima de tudo, também temos a esperança de que através desses trabalhos que eles organizaram e que culminou esse título tão expressivo a nível nacional, consigamos outros tantos resultados expressivos como estes”, destaca.

Dr.ª Sílvia Ângela Teixeira Penteado, reitora da Unisanta, diz que é um momento de festa. “Podemos, mais uma vez, nos consagrar em uma modalidade esportiva em que a faculdade tem muita tradição e com equipes de diversos cursos, praticamente uma seleção ceciliana. E, também, o que dizer da torcida? Acho que, além de sermos bons nas quadras, mostramos um sentido de união, espírito cívico e respeito ao adversário. Acredito que o que marcou a Unisanta foi essa atmosfera e esse espírito que reina aqui com muita harmonia. Parabéns a todos por essa conquista”.