O 3º. Encontro Mestre Sasaki de Karatê será realizado neste sábado (23), das 9 às 13 horas, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Durante o evento, o Mestre Yasuyuki Sasaki ministrará fundamentos de kihon, kata e kumite. O curso tem o apoio da Shotokan Karate Kyokai.
Considerado um samurai moderno, o Mestre Yasuiuki Sasaki é karateca de 8º Dan Shotokan e representante da Japan Karate Association (JKA), no Brasil. A atividade é organizada pelo Sensei Paulo Bartolo, da UNISANTA/Resistência/Santos FC. O Ginásio Poliesportivo Santa Cecília está localizado na Rua Oswaldo Cruz 277, Boqueirão, em Santos.
As inscrições continuam abertas. Crianças até 12 anos pagam R$ 10,00. De 13 anos em diante, R$ 20,00. A segunda pessoa da mesma família tem desconto de 50% de desconto no preço menor. Maiores informações com o Sensei Paulo Bartolo, pelo telefone celular (13) 9704-3958.
QUE É ELE – Yasuyuki Sasaki nasceu em 8 de março de 1946, na cidade de Hokaido no Japão. Quando sua família veio para o Brasil, no pós-guerra, ele já era um apaixonado por artes marciais. “Devo isso a meu pai, que me incentivou desde criança a praticar Budo. Primeiro fiz judô no primário e aos 17 anos já era faixa preta de karatê. Meu pai já praticava caratê e eu era obrigado a treinar junto com ele. E, para manter o corpo forte, quando vim para o Brasil continuei treinando”. Foi assim, com o pai, ex-piloto da força aérea nipônica, “culturalmente favorecido”, que Yasuyuki Sasaki deu os primeiros passos no esporte.
Mestre Sasaki conta que o pai, depois de lutar na Segunda Guerra Mundial e de sofrer quatro ou seis quedas em aviões, já não estava em condições físicas de ser piloto e veio com a família para o Brasil, em 1958. Com 14 anos, em um país bem diferente do seu – a começar pela língua – Sasaki se dedicou aos estudos e ao caratê. Nessa época não dava para viver de karate, e ele foi fazer um curso técnico de eletrônica.
“Mas estava decidido a entrar na universidade. Não gostava de perder, nem na escola.” Dito e feito. Em 1969, com parco conhecimento de português, ingressou na Escola de Educação Física da USP. No mesmo ano, sagrou-se bicampeão paulista. Foi uma grande seqüência de títulos, até vencer o tricampeão mundial Massahiko Tanaka. "Daí eu fiquei famoso", diz, sem disfarçar o orgulho
Em 1972, formou-se em Educação Física pela USP. “Meio atleta, meio professor, comecei a dar aulas na Universidade”, conta o Mestre. Na época, Sasaki já era o primeiro bicampeão paulista, e conquistaria o estadual em outras 14 vezes.
Desde 1965, realizou inúmeras especializações em Tóquio, no Japão. “Eu fui aluno de muitos professores: M. Nakayama, T. Higashino, Y. Tanaka, J. Sagara. Treinei com os professores M. Tanaka, Yahara, Osaka, T. Oishi, T. Okuda, T. Asai, Shimada, etc…” diz o mestre confirmando sua formação e capacitação pluralista.
Desde então coleciona vitórias. Além dos títulos de campeão brasileiro e pan-americano, como combatente e técnico, em 2006, foi 3º colocado no Campeonato Mundial dos Mestres, realizado em Gotemba no Japão e já ministrou palestra de Filosofia de Artes Marciais no Japão e Prática do Karatê, na University Southern California- USA.
Recebeu o título de cidadão honorário de São Paulo em sessão solene realizada em 18 de setembro de 2006, no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo. Sasaki é portador de 8º Dan reconhecido pelo Ministério da Educação do Japão. Não abre mãos do treinamento embora tenha encargos burocráticos por cuidar da parte técnica da JKA no Brasil.