Com vaga assegurada para a prova dos 10 km do Mundial de Águas Abertas de Sevilha, válido como seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim, a maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, encara domingo (24) a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas de 2008, em Porto Belo, Santa Catarina.
Pelo retrospecto, Ana Marcela surge como uma das grandes favoritas nesta competição que, reunindo, até o momento, 156 atletas, definirá os nadadores que disputarão a prova de 5 km na Espanha. Os dois primeiros colocados no masculino e no feminino conseguirão a vaga.
O Mundial de Sevilha é uma boa oportunidade para os atletas conseguirem classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim. A prova de 10 km é a do calendário olímpico, que terá a maratona aquática pela primeira vez este ano. Ana, Allan do Carmo, Marcelo Romanelli e Poliana Okimoto foram selecionados para disputar os 10 km em Sevilha na Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, em janeiro.
Em Porto Belo, só não compete Poliana Okimoto, mas na briga pela vaga dos 5 km também estarão outros nomes importantes das maratonas aquáticas como Luiz Lima, Glauco Rangel, Pâmela Engel e Carlos Eduardo Pavão. A largada da prova em Porto Belo será no Trapiche dos Pescadores, às 9 horas. A concentração está prevista para começar a partir das 7h30.