Já receberam o selo Empresa Amiga da Diversidade renomadas empresas como HP, Hewlett Packard Enterprise, DELL, SAP, Boticário, ALMAPBBDO, Chillibeans, entre outras

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) é a primeira instituição da Região agraciada com o selo “Empresa Amiga da Diversidade”. O prêmio criado pela Comissão da Diversidade da OAB/Jabaquara/SP, em 11/09/2013, foi trazido para a Região pela Comissão da Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo da OAB/Santos. A entrega será na próxima segunda-feira (28/11), às 19 horas, na abertura da Semana da Diversidade, em Santos.

Na oportunidade também receberão o prêmio, como amigos da diversidade (pessoa física), o juiz Frederico dos Santos Messias e o ex-vereador de Santos, Arlindo Barros.

O selo visa divulgar e promover empresas que valorizam e trazem a pauta da diversidade sexual em seus trabalhos, campanhas e em seu dia a dia, favorecendo a cidadania, respeito e liberdade. É uma ferramenta importante na promoção da igualdade de direitos e permitirá dar visibilidade, reconhecer e promover as boas práticas das empresas e entidades que respeitam os direitos da população LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Intersexo). Além de permitir homenagear pessoas com atuação destacada na defesa dos direitos humanos da população LGBTI.

A coordenadora destaca que a Unisanta foi escolhida , pois abriu as portas permitindo que fosse ministrado o primeiro curso de extensão universitária na temática Homoafetividade, contribuindo para a eliminação do preconceito.

Sobre o Selo – O selo “Empresa Amiga da Diversidade” tornou-se uma poderosa ferramenta de inclusão, alçando a esfera Federal da OAB, sendo, portanto, considerado pela CEDS (Comissão Especial de Diversidade Sexual) do Conselho Federal da OAB um projeto de âmbito nacional, decisão ratificada no Fórum das Comissões de Canela/Gramado/RS e nos Congressos de Direito Homoafetivo realizados em Salvador/BA (2014) e Rio de Janeiro/RJ (2015).

O projeto foi ampliado e alcançou, também, as pessoas físicas, e hoje temos o selo de “AMIG@ DA DIVERSIDADE” (PESSOAS FÍSICAS) e “ENTIDADE AMIGA DA DIVERSIDADE” (DEMAIS PESSOAS JURÍDICAS).

A outorga do selo tem como objetivo o reconhecimento da OAB pelas ações afirmativas de empresas, instituições, organizações e pessoas físicas, que se comprometam a desenvolver programas, projetos e ações de promoção e valorização da diversidade sexual e de gênero em seus negócios, no ambiente de trabalho e/ou atuação profissional.

Já foram agraciados com o prêmio Amig@ da Diversidade (pessoas físicas): Xuxa Meneguel (apresentadora), Daniela Mercury (cantora), Dr. Carlos Ayres Britto (ex-ministro do STF), Dra. Maria Berenice Dias (ex-desembargadora do TJRS), Reverendo Aldo Quintão (igreja anglicana), Dr. Cláudio Lamachia (Presidente do CFOAB) e Dr. Marcos da Costa (advogado e presidente da OAB/SP).