Unisanta recebe ótima avaliação do MEC para o curso de Engenharia de Produção EAD

73

Com elogios à experiência profissional dos docentes, interação com tutores, acervo bibliográfico, equipe multidisciplinar, interação com mercado de trabalho, entre outros itens avaliados, a comissão do Ministério da Educação (MEC) reconheceu, com nota 4 (escala 1 a 5), o curso de Engenharia de Produção EAD da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

A avaliação detalhada ressaltou diversos pontos de excelência que destacam o curso da Unisanta. O corpo docente, composto por 26 professores, foi amplamente reconhecido por sua vasta experiência profissional, totalizando uma média de 23 anos de atuação no mercado. Segundo o relatório, esta expertise não apenas enriquece o ensino com aplicações práticas dos conteúdos, mas também fomenta uma abordagem interdisciplinar que prepara os estudantes para os desafios do mundo real.

A interação entre tutores, docentes e coordenadores foi outro aspecto destacado, evidenciando um planejamento estratégico que define claramente objetivos e responsabilidades. A presença de avaliações periódicas demonstra um compromisso contínuo com a melhoria da qualidade do suporte acadêmico oferecido aos estudantes ao longo de todo o curso.

Mercado de trabalho

O estágio curricular supervisionado foi amplamente elogiado pela sua carga horária adequada, orientação eficaz professor/aluno e pela forte integração com o mercado de trabalho. A Unisanta mantém convênios estratégicos que facilitam a interação entre ensino e prática profissional, garantindo que os futuros engenheiros de produção desenvolvam competências alinhadas às demandas atuais do mercado.

A bibliografia básica e complementar recebeu também a nota máxima, com um acervo físico e eletrônico totalmente informatizado e acessível, incluindo assinaturas de periódicos especializados que enriquecem o ambiente acadêmico e a pesquisa científica na área.

Um dos pontos altos da avaliação foi o projeto inovador das salas híbridas, que oferecem um ambiente de aprendizado, integrando aulas presenciais e remotas. Equipadas com recursos tecnológicos avançados, como telões, microfones suspensos, projetores, televisores, caixas de som e acústica otimizada, essas salas proporcionam flexibilidade e interatividade às atividades acadêmicas.

Já os laboratórios de informática da Unisanta foram ressaltados por sua infraestrutura moderna, que não apenas atende às necessidades institucionais em termos de equipamentos, conforto, estabilidade e velocidade de acesso à Internet, mas também é periodicamente avaliada para garantir sua adequação e qualidade para o curso de Engenharia de Produção.

Equipe Multidisciplinar

Foi destaque ainda, com nota 5, a equipe multidisciplinar da Unisanta. Composta por 27 profissionais especializados em diversas áreas, incluindo secretaria, design instrucional, análise de sistemas, desenvolvimento de conteúdo e tutoria. Esta equipe é responsável pela criação e disseminação de tecnologias e metodologias educacionais inovadoras que suportam eficazmente o processo de ensino-aprendizagem.

Para o Prof. Dr. José Carlos Morilla, coordenador do curso de Engenharia de Produção EAD da Unisanta, “a nota 4 no reconhecimento do curso reflete o compromisso da Unisanta em oferecer uma educação de excelência que prepara os alunos não apenas para o mercado de trabalho, mas para liderar transformações na sociedade”.

O Prof. Marcelo Cruz, diretor da Unisanta EAD, comemorou o ótimo desempenho: “Esta nota 4 é um reconhecimento da tradição e da qualidade dos cursos de Engenharia da Unisanta na modalidade EAD. Estamos comprometidos em continuar elevando o padrão de ensino e aprendizagem, mantendo nosso compromisso com a inovação e a formação de profissionais de alto nível”.