O Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília – Unisanta desenvolveu, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, um projeto gráfico para a melhoria da comunicação visual do Cemitério do Paquetá.
O projeto será entregue nesta segunda-feira (20/10), às 10h30, no Cemitério, com a presença da reitora da Unisanta, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, do diretor da Engenharia; do promotor de justiça, Dr. Carlos Cabral Cabrera e da coordenadora de Cemitérios (Cocem), Elen Lemos Miranda.
O projeto foi desenvolvido pelo supervisor de projetos do Escritório Modelo da Unisanta, o arquiteto André de Freitas, pela arquiteta Ana Paula dos S. Nascimento e o estagiário Khauê Young, a partir de um chamamento público feito pelo promotor.
O estudo contempla mapas temáticos para o local com layouts gráficos para aplicação em placas físicas, que permitirão ao usuário, por meio do escaneamento via celular, acessar a página da web que hospedará o material informativo. Os mapas também trazem informações sobre bens tombados de interesse histórico e artístico, localização dos vultos ilustres sepultados no local e distribuição das irmandades, confrarias e jazigos dentro do cemitério.
De acordo com o Freitas, “o trabalho foi desenvolvido em seis fases, uma inicial de coleta de dados (arquivos digitalizados, plantas e mapas esquemáticos), a fase de pesquisa dos vultos ilustres sepultados (pesquisa histórica), levantamento fotográfico (visita in loco) e a montagem, layout dos mapas (material gráfico), hospedagem no site da PMS (geração de QRCode), confecção e instalação das placas in loco”.
Sobre o Cemitério – Com área total de 26.000m² e cerca de 10.400m² ocupados por irmandades religiosas, o Cemitério do Paquetá é o mais antigo da cidade, fundado em 30 de novembro de 1854. O local abriga personalidades ilustres, como o fundador do Complexo Educacional Santa Cecília, Dr. Milton Teixeira; o pintor Benedicto Calixto; os poetas Martins Fontes e Vicente de Carvalho; o ex-governador de São Paulo, Mário Covas, e seu neto, o ex-prefeito da Capital, Bruno Covas; o ex-prefeito de Santos, Esmeraldo Tarquínio; a nadadora Renata Agondi, entre outros.
Vários túmulos do local são tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos – Condepasa, grande parte erigido em mármore, bronze e cobre. O Cemitério conta ainda com um Portal Monumental e a Capela do Santo Cristo com suas peças sacras.