Durante o encontro, a Direção Superior da Unisanta recebeu a honraria “José Bonifácio”.

Na última quinta-feira, 16 de outubro, foi realizada a solenidade de criação do Instituto de Pesquisas Sociais José Bonifácio (IPSJB), no Centro Português de Santos. Durante o evento, foi firmado um convênio entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e o Instituto. A reitora da Unisanta, profª dra. Sílvia Teixeira Penteado, representou a universidade e assinou o convênio na ocasião.

O prof. João Inácio da Silva Filho, docente de Engenharia e estudioso da vida e obra do Patriarca da Independência, participou do protocolo de intenções. Estiveram presentes autoridades como o presidente do Instituto, José Geraldo Gomes Barbosa; a vice-prefeita de Santos, Audrey Kleys; e representantes de diversas associações.

O IPSJB tem como objetivo promover pesquisas, ampliar estudos e difundir o conhecimento sobre José Bonifácio para a comunidade acadêmica da Baixada Santista.

No lançamento, Dra. Sílvia Teixeira Penteado ressaltou a relevância da iniciativa e a contribuição da instituição para a valorização da figura histórica do Patriarca da Independência.  Segundo ela, a participação da universidade representa um compromisso com a continuidade dos trabalhos acadêmicos já realizados. “É estar contribuindo com tudo que já foi desenvolvido pelos seus pesquisadores, professores e também acadêmicos, mestrandos, doutorandos, graduandos, na figura e no resgate do valor de José Bonifácio”.

A reitora ainda projetou os impactos na formação dos estudantes que poderão se beneficiar da estrutura do novo Instituto. Ela acredita que a iniciativa permitirá o levantamento de documentos esquecidos, a criação de redes de comunicação e a valorização da Cátedra José Bonifácio. “Nós queremos ver os cursos de direito, relações internacionais, comunicação, todas as áreas afins, criar e difundir mais o valor dos estudos que ele [José Bonifácio] desenvolveu para um mundo democrático e cada vez mais atual”, afirma.

O presidente do Instituto, José Geraldo Gomes Barbosa, explicou que a proposta surgiu a partir de uma parceria de quase três décadas com a Unisanta. De acordo com ele, foi nesse contexto que foi identificada a necessidade de fomentar projetos. “ A Unisanta sempre foi nossa parceira ao longo desses quase 30 anos. E nós chegamos à conclusão que teríamos que investir agora em pesquisas e inovações tecnológicas”.

Para viabilizar esse avanço, foi criada uma entidade formal, o Instituto de Pesquisas Sociais José Bonifácio. “E a Unisanta é nossa parceira número um e tinha que estar conosco”. Ele acrescentou que as propostas estão em fase inicial, com estudos voltados aos interesses da região e da cidade. A ideia é envolver diferentes áreas do conhecimento, incluindo arte, literatura e cultura, como forma de desenvolvimento local.

A vice-prefeita de Santos, Audrey Kleys, comentou que o papel do Instituto é ser um elo entre a universidade, a história local e o sentimento de pertencimento. “Falar sobre José Bonifácio é falar sobre as nossas vidas, sobre a nossa história e quando você tem a universidade aliada a um instituto para fortalecer ainda mais esses caminhos, a sociedade precisa agradecer, porque você está conectando todas as questões históricas com a educação, fazendo com que os nossos alunos se tornem mais pertencentes àquilo que é nosso e que nós precisamos guardar, mas principalmente compartilhar”, finaliza.

Homenagem – Na ocasião, a Direção Superior da Unisanta – Dra. Sílvia Teixeira, Dra. Lúcia Teixeira e Dr. Marcelo Teixeira – foi homenageada pelo Instituto com a honraria “José Bonifácio”, pelos relevantes serviços prestados à sociedade e pelo compromisso com os valores do saber, da ética e do progresso.