A Universidade Santa Cecília (Unisanta) renovou, nesta sexta-feira, dia 14, o Termo de Cooperação para Atendimento de Atletas nas áreas de Fisiologia e Fisioterapia, com a Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes). A Unisanta é a única universidade da Baixada que realiza esta atividade.
O objetivo é promover ações preventivas e remediativas na área de Saúde aos atletas de alto rendimento que representam a cidade de Santos nos Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, visando ampliar as possibilidades de desenvolvimento técnico e humano aos acadêmicos dos cursos envolvidos.
“É uma satisfação muito grande poder estreitar esse tipo de parceria com o esporte da cidade. A Unisanta proporciona esporte e cultura no desenvolvimento educacional das pessoas”, afirmou Paulo Roberto Paes Musa, secretário de Esportes de Santos.
O trabalho é feito há seis anos. A Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta (FEFESP) presta serviços de avaliação da capacidade física dos atletas, através de recursos do Laboratório de Fisiologia do Exercício, e dá orientações amplas sobre qualidade de vida. A avaliação fisioterapêutica e o atendimento às lesões físico-funcionais provocadas pela prática esportiva são desenvolvidas pela Faculdade de Fisioterapia na Clínica da Universidade e durante a realização das competições.
De acordo com o presidente da Fupes, Prof. Rogério Sampaio, a parceria já beneficiou mais de 500 atletas. “No mínimo há 20 anos a Unisanta está comprometida com o esporte de alto rendimento e profissionais capacitados com atendimento diferenciado. A dedicação dos alunos faz a diferença e o trabalho possibilita alavancar os resultados que já existem. A Universidade é pioneira no esporte de alto rendimento. Não conheço em outras universidades do Brasil um trabalho exemplar como o que é feito com atletas da Unisanta”, afirmou Sampaio.
“A Unisanta é um grande centro de excelência esportiva. Há três anos o índice técnico dos atletas de Santos melhorou devido ao suporte físico e logístico, entre outras áreas”, informou Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Unisanta.
Para o pró-reitor Administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, os projetos são fundamentais para a região e auxiliam nas competições muito aguardadas pelas equipes e atletas. “É uma honra e orgulho selar esse compromisso com a Prefeitura, no qual várias áreas estão envolvidas em busca do ideal olímpico”, afirma.
“Mais uma vez a Universidade Santa Cecília está apoiando o esporte. Estamos à disposição para oferecer o que há de melhor a todos os atletas, a exemplo dos atendimentos realizados pelos alunos e professores da Fefesp e de Fisioterapia no Campeonato Brasileiro de Natação – Troféu Maria Lenk”, destacou Lúcia Teixeira Furlani, presidente da Universidade.
Em 2010, o objetivo principal da parceria é o atendimento dos esportistas nos Jogos Abertos do Interior, que serão realizados em Santos, de 1 e 15 de novembro.
Tocha – Além da participação de seus atletas representando a cidade de Santos e do auxílio aos esportistas, a Unisanta está confeccionando a tocha que será conduzida no acendimento da pira dos 74º Jogos Abertos do Interior. O objetivo é desenvolver uma tocha mais leve, que tenha combustível não poluente.
Entre os presentes estavam ainda o secretário municipal de Defesa da Cidadania, Paulo Affonso Galati Murat Filho; professores e alunos de Fisioterapia, Educação Física e Engenharia da Unisanta, além de membros da Fupes.