Unisanta conquista avaliação excelente do Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC

1775

O Índice Geral de Cursos (IGC) atribuído pelo MEC à Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi 4 (conceito de 1 a 5), o que mantém a Universidade em um nível excelente. O IGC considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação, a infraestrutura e o percentual de professores com doutorado, itens que atestam a qualidade de ensino e dos serviços prestados ao alunado. As últimas avaliações no Enade também estão acima da média nacional.

O mais atual Ranking Universitário Folha de São Paulo – RUF também confirmou a qualidade de ensino da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e sua posição de liderança na Baixada Santista: nono lugar no País em Inovação, entre as particulares. Na classificação geral, a Unisanta mantém a primeira posição entre as universidades da região, em todos os quesitos, considerando instituições regionais, sem outras sedes na Capital, interior e/ou em outros estados brasileiros.

A classificação, entre 197 universidades examinadas, foi feita a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e avaliação do mercado. Na classificação geral da Baixada Santista, a Unisanta, entre as universidades particulares, tem 27 pontos a mais do que a segunda da Região e 44 pontos a mais do que a terceira colocada.

Inovação
A Inovação é medida pelo total de pedidos de patentes e a porcentagem de estudos em parceria com o setor produtivo.

Em Pesquisa, são analisados os seguintes aspectos: total de publicações científicas; total de citações; relevância de trabalhos científicos a partir do total de citações recebidas; média de citações para cada artigo científico da universidade; média de artigos científicos por professor; publicações em revistas nacionais; recursos recebidos por instituição e por docente; bolsistas CNPq; percentual de professores da universidade considerados produtivos pelo CNPq; número de teses defendidas por docente.

Ensino
São considerados: opinião de docentes do ensino superior; percentual de professores com doutorado ou mestrado, percentual de docentes em regime de dedicação integral ou parcial; nota média da universidade no Enade.

Internacionalização
Citações internacionais por docente; percentual de publicações em parceria com pesquisadores estrangeiros. O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012.

Avaliação do Mercado
Considera a opinião de empregadores sobre preferência de contratação.