O Complexo Educacional Santa Cecília – Colégio e Universidade, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE-SP) assinaram na manhã desta sexta-feira, dia 4, o termo de adesão ao Programa de Educação Empreendedora. A parceria prevê o desenvolvimento dos programas Sebrae no Campus, direcionado a professores do Ensino Superior; Formação de Jovens Empreendedores, para docentes do Ensino Médio e Primeiros Passos para os professores do Ensino Fundamental. O convênio é o primeiro a ser assinado pelo SEBRAE-SP na Baixada Santista, envolvendo todos os níveis de ensino, do 1º ao 3º grau.
Um dos principais objetivos é capacitar professores por meio da disseminação da educação empreendedora, o que possibilitará a formação acadêmica aliada ao empreendedorismo. Dessa forma, o programa irá oferecer ferramentas que prepararem os universitários alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com autonomia até mesmo para gerenciar seu próprio negócio.
Para o gerente do Sebrae-SP na Baixada Santista, Paulo Sérgio Brito Franzosi, o programa irá complementar as ações já desenvolvidas pela Unisanta, “que já vive esse oxigênio do empreendedorismo”. Franzosi ressalta que possuir uma visão empreendedora é um grande diferencial para o recém-formado, que geralmente sai em busca de um emprego com seu currículo e diploma nas mãos, mas muitas vezes não tem a resposta que deseja. “Falta ao recém-formado uma atitude, a formação de empreendedor que ele gostaria de ter. O objetivo é fomentar e ampliar a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino e estimular as características empreendedoras entre os jovens possibilitando uma nova perspectiva ao deixar a academia”.
Ainda segundo o gerente regional do Sebrae-SP, o Programa de Educação Empreendedora visa capacitar o professor para que ele possa transferir o conhecimento, as habilidades e ajudar nas atitudes desses alunos, de modo que possam sair da Universidade com a idéia e a atitude de empreender, de fazer o seu negócio. "O Programa de Educação Empreendedora visa promover o conhecimento do que é ser empreendedor, do que é uma construção da visão de futuro, identificando oportunidades e definindo metas", conclui o gerente.
NINE – A reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, acredita que o Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (Nine), mantido pela Universidade, serviu de alavanca para estimular a reflexão do empreendedorismo na Instituição. “Muitos cursos de graduação já possuem em sua estrutura curricular a disciplina Empreendedorismo. Agora com essa capacitação dada pelo SEBRAE-SP, o Colégio e todos os outros cursos da Universidade passarão a ter atividades com foco ainda maior nesse tema”, afirma a reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado.
Lúcia Teixeira Furlani, presidente da Universidade, disse que o trabalho do departamento de integração entre empresas e estágios, há 25 anos oferecido pela Unisanta, também tem alimentado essas diversas propostas, sempre aproximando mercado e estudante, por meio de palestras, treinamentos e outros eventos como a Feira de Carreiras. “Do Colégio à pós-graduação existe um comprometimento com a educação continuada e, especialmente, com um novo perfil de pessoas que se quer formar. São profissionais que tendo o seu negocio ou não, terão liderança, iniciativa e ousadia para enfrentar o futuro”.
Também estavam presentes na assinatura do termo, a diretora do Colégio Santa Cecília, Marilisa Grottone, e o diretor de relações institucionais e de negócios da Unisanta, Luiz Vidal de Negreiros.
O Programa Sebrae no Campus – Disciplina de Empreeendedorismo será realizado de 18 a 22 de janeiro, das 8h às 17h, para professores de todos os cursos de graduação da Unisanta. As aulas serão ministradas pelo professor Marcos Pedro Lopes, da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Empreendedor (SBDE), empresa especializada em educação empreendedora e na formação de líderes, licenciada pela Management Systems International (MSI) no Brasil. Há 16 anos, Lopes trabalha em parceria com o SEBRAE-SP na disseminação da cultura empreendedora por meio de capacitações.
Para os professores do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília foi programado o curso Formação de Jovens Empreendedores. As aulas serão de 18 a 25 de janeiro, das 8h às 17h, a cargo do consultor da Central de Negócios do Sebrae-SP, José Galba de Aquino. Posteriormente será realizado o Programa Primeiros Passos, para docentes do Ensino Fundamental.