Dirigentes de ensino, secretários de Educação, docentes e alunos prestigiaram a abertura do Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista/Universidade Santa Cecília (Proler-BS/Unisanta) na manhã desta quarta (21/10). Na oportunidade, foram entregues o Troféu Proler, destinado as melhores práticas de incentivo à leitura da região, além do Troféu Escreler, aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A solenidade fez parte das comemorações dos 21 anos de atividades em prol da educação, da leitura e da escrita promovidas pelo Proler. Os trabalhos concorreram a quatro categorias de premiação: SEDUC, Professor, Escola e Biblioteca. A comissão julgadora foi composta por professores e bibliotecários. Confira os vencedores:

Categoria SEDUC – empatadas em 1º lugar:
SEDUC – Santos – Projeto “Santos à Luz da Leitura”
Objetivo: Baseado na Proclamação da Unesco de que 2015 seria o “Ano Internacional da Luz e das tecnologias baseadas na Luz”, a Seduc entendeu o tema não só com seu aspecto de teor pedagógico a ser discutido nas escolas, como também pretende que a cidade de Santos, valendo-se do título de “Cidade Educadora”, envolva-se nessa empreitada.

SEDUC Praia Grande – Projeto Concurso Literário
Objetivo: Mobilizar cada vez mais pessoas em torno da leitura, fazendo com que o leitor desperte um olhar mais atento e afetivo. O projeto explora todos os gêneros e repertórios para os alunos através das diversas possibilidades de leitura, seja no livro ou em e-book.

Categoria Professor – Profa Cristiane da Silva Vassão Barreto – Projeto Leia Mais – SEDUC Guarujá
Objetivo: Formar leitores competentes e conscientes por meio do estímulo à leitura espontânea e prazerosa, para que aproveitem os benefícios que o hábito da leitura traz: ampliação de vocabulário, maior aproveitamento nas diversas disciplinas, melhor preparo para pesquisar, resumir, analisar e se posicionar.

Categoria Escola: empatadas em 1º lugar
EM Ophelia Caccetari dos Reis – Projeto Asas da Leitura – SEDUC Praia Grande
Objetivo: Desenvolver a capacidade de contar e recontar histórias com sequências lógicas, o senso crítico e a ampliação do vocabulário. O Projeto acredita que a leitura melhora o aprendizado, além de estimular o bom funcionamento da memória e da capacidade interpretativa.
UME Jayme João Olcese – Projeto Fanzine Kids – SEDUC Cubatão
Objetivo: O Projeto surgiu com o intuito de atuar na contramão da obrigatoriedade e colocando o prazer e a função social em 1º lugar, em que o interesse parta do aluno.

Categoria Biblioteca – UME Barão do Rio Branco – Projeto: “Era uma vez… contação de histórias com um algo a mais” – SEDUC Santos
Objetivo: O Projeto visa melhorar a qualidade de leitura e dar possibilidade da criança para conhecer diferentes gêneros de textos, despertando a responsabilidade dos alunos com o Cartão Fidelidade da Biblioteca Dr. Thomaz Catundo

Troféu Escreler
1º lugar – Daniel Paes de Oliveira – EM Célia Marina Dal Pozzo Borges – SEDUC Itanhaém