Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação (TI) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o professor Claudio Nunes, deu entrevista para o jornal ATribuna sobre aparelhos celulares.

Intitulada como “Roubo de celulares cresce 149% em SP”, o gestor de TI diz que quando seu celular é roubado não há uma garantia nas operadoras dos telefones celulares que seu celular está inutilizado. “Deveria haver um banco de dados nacional que pudesse acessar e conferir se o seu aparelho celular foi bloqueado. Podia existir uma lei obrigando as operadoras a darem este tipo de garantia”, disse Claudio.

O professor explica no jornal que se o aparelho for mesmo bloqueado pelo Imei (sigla em inglês para Identificação do Equipamento Móvel), quem estiver tentando utilizar o aparelho celular, não vai conseguir sequer ligar- lo. “Para criar um novo código seria preciso um grande conhecimento técnico. Em tese, esse método funciona, porque o telefone ficaria realmente desabilitado e o assaltante não teria o que fazer com ele”.

A entrevista saiu no jornal nesta quarta feira (21), na folha A-3, em Cidades.