O tema central do evento é Inovação e conhecimento estratégico perto da sua Instituição de Ensino Superior. Na Baixada Santista, a Dra. Lúcia Teixeira Furlani, Presidente da Unisanta, atua como Delegada Regional do Semesp

 

Os principais temas ligados ao ensino superior, com foco na Baixada Santista, serão apresentados por especialistas da área aos dirigentes das Universidades, Centros Universitários e Faculdades da região nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30), durante a 8ª edição das Jornadas Regionais do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo). O evento acontece no Mendes Plaza Hotel, em Santos.

Os mantenedores das instituições de ensino superior (IES) da Baixada Santista participarão de uma reciclagem de temas, no que se refere aos principais dados econômicos das Regiões Administrativas de Santos e Registro – cenários, mercados e projeções sobre o ensino superior público e privado de cada uma das cidades –; alinhamento entre a capacitação acadêmica e o mercado de trabalho, além das alterações na legislação educacional e os impactos que podem representar para as IES.

Este ano, quatro regiões do Estado de São Paulo já receberam o evento. As próximas cidades a participarem da Jornada Regional são Ribeirão Preto (12 e 13/06) e Presidente Prudente (26 e 27/06).

 

Confira a programação completa

 

29 de maio

 

9h-10h: Análise econômica da região: Cenários, mercados e projeções.

Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

 

10h30 – 13h: Como alinhar a capacitação acadêmica às necessidades do mercado.

Indicações práticas de como tornar o currículo mais atrativo ao mercado com base em dados mercadológicos; Apresentação do escopo da Parceria entre Semesp, Fiesp e CIESP; Resultados parciais do projeto piloto e detalhes sobre a pesquisa realizada  com Egressos, Mantenedores e Empresas;

Lúcia Helena da Silva – Diretora Administrativa do Grupo  CETEC Educacional S/A (mantenedor das marcas ETEP, BILAC e FAATESP Faculdades) e Coordenadora de Projetos de Integração Setorial do Semesp.

 

14h-16h: Alterações na legislação e os impactos para as IES:

Relações de trabalho: Novo aviso prévio; bolsas de estudo; alteração do art. 6º da CLT e impacto da utilização da internet, uso de tecnologias e horas extras; certidões de débitos trabalhistas.

Regulação e avaliação: aplicação de medidas cautelares e proposta de planos de melhorias; alteração nos instrumentos de avaliação; ciclo avaliativo e impactos na regulação; NDE; regime de trabalho e corpo docente; produção cientifica; utilização da  biblioteca virtual; novos requisitos legais; novos requisitos de acompanhamento da avaliação in loco.

Alterações no ProUni e requisitos de concessão de bolsa e isenção fiscal.

José Roberto Covac – Consultor Jurídico do Semesp

 

30 de maio

 

9h-10h: A evolução da educação no mundo online.

A importância da presença online para o mercado brasileiro de educação hoje e no futuro. Entendendo a demanda e relevância da Internet no processo de decisão sobre a compra de Educação.

Paulo Cabral – Diretor de Novos Negócios – Google Brasil

 

10h30 – 12h: Como operar com o Novo Fies – Riscos e Vantagens

Quais os equívocos mais recorrentes na operacionalização do Fies? Quando a adesão ao Fies é vantajosa e quando representa riscos? Como a nova Assessoria Técnica para auxílio ao ProUni e Fies do Semesp poderá auxiliar as instituições na adesão e operacionalização do Fies?

Alexandre Mori – Assessor Técnico para auxílio ao ProUni e Fies do Semesp

Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

 

13h30 – 16h:  Painel Universitário 2011 e o novo marketing educacional: como entender e engajar os jovens com as IES

Estratégias, técnicas e ferramentas mercadológicas para instituições de ensino superior que queiram aumentar sua diferenciação e engajamento dos jovens.

Marcos Calliari – Sócio-diretor da Agência Namosca

 

Serviço:

Jornada Regional em Santos

Data: 29 e 30 de maio

Horário: das 9h às 17h

Local: Mendes Plaza Hotel

End.: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 42 – Bairro Gonzaga – Santos – SP / Entrada pela Torre Plaza.