“Qualquer um, criança ou adulto, pode imaginar, criar, ousar”, ensina Lúcia em suas obras. “Ousar na história, na literatura. Ousar na vida”.

Formada em Psicologia, Lúcia Maria Teixeira Furlani, mestre e doutora em Psicologia da Educação, apresenta em seus livros, propostas para o desenvolvimento humano e o combate às desigualdades sociais, em uma abordagem humanista nascida de sua prática como educadora e da observação refinada como psicóloga. Na literatura, tem se destacado internacionalmente pelo resgate da memória de Pagu, a jornalista, militante política, escritora e mulher precursora, e por seus livros dedicados ao público infantil.

Nesta sexta-feira, dia 25/10, a partir das 19h, Lúcia será a autora convidada do projeto Santos, Porto de Leitura, que acontecerá na Pinacoteca Benedicto Calixto. Durante o bate-papo com o público a autora contará como as suas pesquisas na área da educação, nascidas da preocupação social transformaram-se em livros de grande sucesso no País, além de contribuírem para a adoção de ações e políticas efetivas.

A presidente do Colégio e Universidade Santa Cecília faz de sua produção literária ato libertário de reflexão e busca de soluções para a sociedade. Alguns de seus trabalhos na área da educação e sua influência:

“A Claridade da Noite — Os Alunos do Ensino Superior Noturno“, livro que embasou o Plano Nacional de Educação e tornou-se referência obrigatória, ao fornecer dados inéditos e propostas para a melhoria do Ensino Superior do País.
“Autoridade do Professor — Meta, Mito ou Nada Disso” e “Relações Interpessoais entre Professor e Aluno“, adotados em diversos cursos, são também referência nos estudos e teses brasileiras.

“A Identidade dos Jovens Moradores da Cidade de Santos”, diagnóstico no momento histórico da recuperação da autonomia política.
“Fruto Proibido — Um Olhar Sobre a Mulher”, sobre questões de gênero e relacionamento humano.
Livros sobre Pagu e para o público infantil

O resgate da memória de Pagu abrange diversas obras e iniciativas, como “Croquis de Pagu”, “Pagu — Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo”, “Fotobiografia de Pagu”, o documentário ganhador do Prêmio Jorge Amado da “Jornada Internacional de Cinema da Bahia”; a criação do Centro de Estudos Pagu Unisanta, na Universidade Santa Cecília, que abriga o acervo de três mil documentos históricos , reunidos por Lúcia em todos esses anos de pesquisa, além do site www.pagu.com.br destacam-se entre diversas iniciativas culturais.

Seus livros infantis figuram entre os melhores do gênero do Brasil e são adotados em escolas brasileiras e japonesas. “Tudo É Possível – Incrível Viagem no Tempo” e “O Segredo da Longa Vida” encantam adultos e crianças com a história do menino Lucas que vive incríveis aventuras e viaja no tempo pelas nove cidades da Baixada Santista.

“Devemos introduzir beleza e esperança na vida cotidiana. Se o cotidiano é feito da rotina, ele pode ser feito também da grandeza que se apropria do espaço, do tempo e da criatividade humana”, afirma a escritora.
“Minhas narrativas incluem pessoas reais, mas o leitor é personagem ativo e indispensável. A literatura nos permite reter o tecido do tempo, brindar à arte do inacabado e humanizar a existência. Todos nós, autores, leitores, não somos ainda. Estamos sendo”, completa.

Lúcia ensina que qualquer um, criança ou adulto, pode imaginar, criar, ousar. “Ousar na história. Ousar na vida”, conta a autora.
O projeto Santos, Porto de Leitores é uma parceria da Pinacoteca Benedicto Calixto com a Secretaria de Cultura de Santos e será mediado pelo jornalista Gustavo Klein. A entrada é franca.