Segundo o orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o professor Alexandre Shozo Onuki, foram desenvolvidos por outros pesquisadores diversos algoritmos para análise e melhoria do rendimento de motores de indução, mas ele desconhece a aplicação na prática.  Outros trabalhos estão sendo previstos para indústrias e concessionárias de energia elétrica da região.

Melhorar o rendimento de motores de indução, visando maior eficiência energética é o objetivo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que alunos de Engenharia Elétrica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) estão fazendo para a Petrocoque, em função de parceria da empresa com a Universidade.

A proposta é desenvolver um aplicativo que realizará diversos cálculos visando estimar o rendimento de motores de indução através de dados levantados pelo sistema de supervisão. Os resultados obtidos possibilitarão uma análise das perdas energéticas do processo industrial. Desta forma, haverá melhora na eficiência do processo produtivo. Para o desenvolvimento do trabalho de conclusão, o grupo está fazendo a análise do histórico de desempenho de três motores da Petrocoque.

O TCC será apresentado à banca examinadora do Curso em dezembro, mas, segundo o professor Alexandre Shozo Onuki, a pesquisa poderá ter continuidade no ano que vem, com outro grupo de formandos.  A ideia é que, após identificados os motores que não operam com a potência máxima esperada, os estudos sejam desenvolvidos de forma a apontar as características necessárias de um outro equipamento que possa trabalhar com maior eficiência.

O algoritmo será  testado em uma situação real de processo industrial em operação. O TCC começou a ser feito no começo deste ano, sob orientação do prof. Alexandre Shozo Onuki, a pedido da Petrocoque.

Equipe de alunos

O formando Jorge Manoel da Silva, um dos alunos do grupo, que já trabalha na área há cinco anos, acredita que os resultados a serem obtidos permitirão que a empresa estenda os estudos a outros componentes do processo industrial, alcançando níveis maiores de produtividade, com redução de custos.  “A interação com a empresa foi fundamental para que pudéssemos desenvolver um trabalho de conclusão de curso mais prático”.

Outra integrante do grupo, Jéssica Ferreira Gonçalves, ressalta que a elaboração de uma pesquisa desse porte, em situação real, contribuiu para uma maior compreensão da teoria oferecida no Curso. “A maioria dos estudos que estamos realizando nesse projeto permite a aplicação de conhecimentos transmitidos nas aulas que tivemos na Faculdade”.

Para o aluno Emerson Rocha, o tema eficiência energética é vital ao funcionamento de qualquer indústria, por inferir diretamente nos custos de produção da empresa. “Esperamos contribuir ativamente para o controle dos desperdícios energéticos, também visando a preservação dos recursos naturais”.

Seu colega Diego Fernando Lima lembra que é imprescindível a  busca de equipamentos e processos mais eficientes.  “Através de uma ferramenta proveniente de um método matemático ainda pouco difundido será possível uma avaliação sobre o rendimento de motores em uma indústria”.

Outros trabalhos

Onuki revelou que outros dois trabalhos de conclusão estão previstos para o ano que vem, um deles em parceria com duas concessionárias de Energia Elétricas, que atuam na distribuição e comercialização do estado de São Paulo.

Os acadêmicos esperam contribuir para o desenvolvimento de novas ferramentas que poderão ser aplicadas em ambientes industriais, visando uma melhoria na eficiência energética, o que os tornarão muito mais eficientes e trará redução dos custos operacionais.  Com a diminuição significativa do consumo de energia elétrica por parte das indústrias, os estudantes esperam reflexos dessa economia no consumo nacional.

Metodologia

Na primeira fase, os alunos pesquisaram os possíveis métodos de estimação do torque real, as justificativas e embasamentos teóricos para aplicação do método do torque no entreferro e as técnicas já utilizadas para a comprovação prática do sistema desenvolvido. (Torque é a força de giro exercida em determinado braço de alavanca).

Baseado na fundamentação teórica apresentada,  está sendo desenvolvido o aplicativo que utilizará um algoritmo para obtenção do rendimento do motor de indução em uma situação real de processo industrial em operação. Para tal, será  construída uma interface que receba informações de campo por sistemas supervisórios já existentes,  e que realize os cálculos para obtenção de curvas de eficiência, explica o professor orientador.

Dessa a forma, será possível uma análise do rendimento dos motores. Nessa fase, será desenvolvida uma ferramenta que possibilitará a aferição dos dados de medição disponibilizados em tabelas.