Foram conhecidos na manhã desta quarta-feira (23)  os vencedores dos Troféus Proler e Escreler da XVII edição do Encontro Anual do Programa de Incentivo à Leitura – Proler/Baixada Santista, da Universidade Santa Cecília – Unisanta. Com o tema Livro e Leitura na era digital, o evento comemora os 19 anos de atividades do Proler-BS, com a presença de secretários, dirigentes de ensino, professores, bibliotecários e alunos, reunidos por um único ideal: a promoção da educação e leitura.

“Somos uma parcela significativa dos responsáveis pelo crescimento do País. O professor é aquele que, sem saber que era importante, foi lá e fez. E fazemos com competência”,  afirmou o dirigente regional de Ensino de Santos, Prof. João Bosco Arantes Braga Guimarães.

“O Proler é um programa de educação e cultura que contempla elementos a serem abordados nas escolas. É um incentivo a mais e aguça as habilidades e competências dos professores. Parcerias como essa, com o setor privado, são muito importantes, quase fundamentais. São ações que o Estado não conseguiria fazer sozinho”,  acrescentou Guimarães.

Troféu Proler – Cerca de 120 projetos concorreram ao Troféu Proler. Uma banca examinadora composta por professores e jornalistas selecionou os melhores nas categorias Professor, Escola, Secretarias de Educação e Cultura,  Diretorias de Ensino e Comunidade. Destacaram-se como os melhores projetos de incentivo à leitura:

Categoria Seduc – Seduc Itanhaém – Todos por uma política de formação de leitores

Categoria Professor – empatados – Profa. Dayse Ricardo dos Santos (EM Roberto Mario Santini – Praia Grande) e Profa. Sara Pereira Rufino Mazzei (Itanhaém)

Categoria Escola – empatados – UME Mato Grosso – Seduc Cubatão – FLIV – Festival Literário da Vila e UME Professor Waldery de Almeida – SEDUC Santos – Clube do Girassol – Leituras e Práticas.

Categoria Comunidade – Associação de Ação Cultural e Social Lizeth de Souza Freitas – São Vicente, com o Projeto Núcleo Gleba de Comunicação, Mediatização Sem Fronteiras.

Homenagem especial – Na oportunidade, a Profa. Márcia Guedes de Amorim, da Secretaria de Cultura de Guarujá, recebeu homenagem especial pelo Projeto Mania de Leitura, premiado em várias edições anteriores do Troféu Proler, categoria Comunidade.

Troféu Escreler – Mais de 80 textos escritos por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram do Escreler. Os premiados foram:

1º lugar Samuel Silva de Mendonça, aluno da UME Judoca Ricardo Sampaio Cardoso, de Caruara – SEDUC Santos

2º lugar Edna Angela C. Batista, da EM Vereador Francisco Figueiredo – SEDUC Guarujá

3º lugar Maria Madalena Ferreira dos Santos, da EMEF Francisco Martins dos Santos – SEDUC São Vicente

Abertura solene

Para a reitora da Unisanta, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, “é um privilégio para a Universidade conseguir reunir pessoas do alto escalão, como secretários, educadores, professores, bibliotecários e alunos que são protagonistas do ato educacional, acreditam e fazem o melhor para as políticas públicas. O Proler trabalha com idealismo, boa vontade e competência. O caminho do livro é um grande universo, que se faz sempre diferente ao olhar do leitor”.

A presidente da Unisanta e escritora, a Profa. Lúcia Maria Teixeira Furlani, enfatizou a importância dos livros na Educação. “Os livros nos permitem sair do lugar comum, do cotidiano tão massacrante e nos levam à imaginação e à criatividade. Os desafios do ser humano entram nesse mundo. O Encontro do Proler é uma batalha vitoriosa pela educação, cultura e paz”, afirmou.

Para a secretária de Cultura de Guarujá, Mariângela Duarte, Cultura e Educação são inseparáveis e a Unisanta possui a excelência em sua formação. “Nenhum exemplo é melhor do que o entrosamento indissociável entre a educação e a cultura. A cultura confere qualidade à educação. A Unisanta é uma casa de saber, em que seus donos se qualificaram para isso e seguiram, com excelência,  os sonhos e ensinamentos de seus familiares”, disse.

Era digital e o livro

Sobre o tema principal do evento, Livro e Leitura na era digital, a secretária de Educação de Santos, Profa. Jossélia Fontoura, afirmou que “o livro é a porta de entrada da educação de uma criança, e as ferramentas da era digital não irão substituí-lo”. Sobre o trabalho do Proler-BS/Unisanta, Jossélia afirma ser “um projeto de sucesso, que traz para a educação aqueles plus. Ter esse tipo de união com a Universidade é tudo o que a secretaria almeja. O Proler nos ajuda a fazer a educação”.

Segundo a coordenadora do Proler-BS/Unisanta, Profa. Conceição Dante, o encontro demonstra todo o trabalho e ações realizadas em 2013. “É o fechamento de um ano de trabalho, com muita alegria e emoção, dividida entres os membros, professores, secretários de Educação, dirigentes de Ensino e alunos. Estamos muito entusiasmados, dentro de uma Universidade que acredita no que faz”.

A XVII edição do Encontro Anual do Proler-BS/Unisanta terá continuidade nesta quinta-feira (24), com a realização de minicursos gratuitos,  das  14 às 17 horas. Inscrições pelo site: www.unisanta.br/proler

Proler – Criado há 19 anos, por iniciativa da Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e da Profa Dra Lúcia Teixeira, respectivamente reitora e presidente da Unisanta, o Proler Baixada Santista  desenvolve um programa com vistas à formação do leitor cidadão. O projeto se desenvolve em cinco vertentes: formação de promotores de leitura, tendo, como público principal, professores das redes públicas; promoção de ações de leitura, englobando diversas práticas leitoras; promoção de ações estratégicas de articulação e de valorização do lugar político da leitura; produção, valorização e estímulo à criação de bibliotecas públicas e divulgação de informações sobre o tema leitura, disseminando-as em REDE.