por Lívia Duarte

Visando expandir o conhecimento sobre práticas e recursos pedagógicos, os alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) que participam do Projeto Rondon,  capacitaram professores e educadores da Ilha de Colares, no Pará, com palestra, oficina e dinâmicas.

A capacitação, que aconteceu na tarde desta última quarta-feira (10), foi ministrada pelas alunas cecilianasBarbara Gouveia Barbosa, de Biologia, e Maria Carolina Pinto Miotto, de Pedagogia. As estudantes contaram também com o auxílio do acadêmico de Biologia Giulian César Sá, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.

“É essencial trazer a estes professores as diversas formas de se trabalhar o conhecimento com seu aluno. Muitas vezes a aula convencional torna-se maçante para o estudante, então discutimos aqui outras maneiras de se levar o conhecimento”, afirmou Maria Carolina Miotto.

Para o rondonista Giulian César Sá, da UFCG, o aluno (re) constrói diariamente seu conhecimento, visto que “a aprendizagem é um processo bilateral, que só ocorre quando a realidade do aluno é inserida neste contexto, de modo a promover uma educação contextualizada”.

Os participantes da oficina, professores e educadoras do Ensino Fundamental I e II sanaram dúvidas e apresentaram a situação do ensino da comunidade para melhor adequar as modalidades de ensino. “Fico contente de poder participar e debater sobre a aprendizagem com pessoas de outras cidades e culturas”, disse o professor Natalino Barbosa da Conceição.

“Para mim, o Projeto Rondon é maravilhoso. Quando eu era criança, os voluntários passaram por aqui e aquela sementinha ficou plantada. Nunca me esqueci desse momento da minha infância”, contou Natalino, com os olhos marejados.

Operação Forte do Presépio – Os alunos da Unisanta, em conjunto com os estudantes da UFCG, vêm realizando atividades e oficinas sócio-educacionais desde o último dia 7, quando chegaram na comunidade no litoral do Pará. A operação é coordenada pelos professores Daniel Siquieroli Vilas Boas, da Unisanta, e Maria da Conceição Miranda, da UFCG.

Sobre o Rondon: O programa é coordenado pelo Ministério da Defesa e visa capacitar e informar a população local, promovendo ensinamentos sobre direitos, deveres, cuidados e cidadania. Os universitários desenvolvem atividades benéficas para a cidade enquanto os habitantes locais mostram outro Brasil, gerando uma convivência e contato humano totalmente diferente do que acontece nos grandes centros. O trabalho é realizado diretamente com as prefeituras das cidades, tendo o apoio do Exército, no que diz respeito à segurança.