Em comemoração ao Dia Municipal da Cruz Vermelha, o diretor da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Prof. Dr. Ivan Barreira Cheida Faria, assume a presidência da entidade em evento a ser realizado nesta sexta-feira (12/7), às 10h, no Auditório do Bloco E da Unisanta, Rua Cesário Mota, 8 – 4º andar. A Cruz Vermelha completa 96 anos das atividades na Baixada Santista.
Cheida, que permanecerá como presidente até 2016, está envolvido com a Cruz Vermelha de Santos desde 1997 e foi Diretor do Departamento de Saúde da Entidade.
Durante a solenidade, a alta-direção da Unisanta, profas. dras. Sílvia Teixeira Penteado, Lúcia Teixeira Furlani e dr. Marcelo Teixeira, receberá a Medalha Henri Dunant em homenagem aos serviços prestados à Cruz Vermelha de Santos.
De acordo com o novo presidente, as atividades da Cruz Vermelha se concentram em todas as áreas de saúde ao meio ambiente. “Daremos atenção especial às crianças e aos jovens, com ensino de Primeiros Socorros, Educação para Cidadania, Amor ao Próximo, Respeito ao Meio Ambiente e Valorização da Vida”.
Também serão homenageados o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, com o título de membro honorário da Cruz Vermelha e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santos, Maria Ignez, com o diploma de madrinha dos projetos sociais e humanitários da Cruz Vermelha Santista. Além de José Paulichi, do Instituto Brasileiro de Educação e Cultura Municipalista; Sr. Michael Timm, da Associação Comercial de Santos e Fernanda Vannucci, pelo trabalho ” BASTA ” em combate a violência.
Cruz Vermelha e Unisanta – As ações da Unisanta, em parceria com a Cruz Vermelha, filial Santos, tiveram início há 16 anos com a participação de alunos e docentes da Faculdade de Fisioterapia. Entre as atividades realizadas com a colaboração da Universidade estão campanhas para o parto normal, osteoporose, prevenção à hipertensão arterial, saúde do homem, cadastro de doadores de medula, arrecadação de agasalhos e leite em pó para doação e SOS crianças nas praias.
Cruz Vermelha Brasileira – No Brasil, a entidade teve início em 1907, no Rio de Janeiro, com o médico Joaquim de Oliveira Botelho. O primeiro presidente foi o sanitarista Oswaldo Cruz. Saiba mais: www.cruzvermelha.org.br/