A Agência Universitária de Publicidade e Propaganda (AUPP) e os alunos de Produção Multimídia e Pedagogia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) estão participando do Projeto Jovem Eleitor, idealizado pelo Juiz Eleitoral Dr. Guilherme de Macedo Soares, professor do curso de Direito. O projeto realizará um debate entre 11 alunos de escolas estaduais de Santos, de 15 a 18 anos, no dia 25/10, terça-feira, às 19h, no Teatro do Sesc, que terá cobertura nacional pela Tv Senado e a apresentação da Banda Panorama, formada por alunos da Universidade. A presidente da Unisanta, Dra. Lúcia Teixeira Furlani, participará da comissão julgadora.
O Jovem Eleitor, projeto pioneiro no Brasil, tem como objetivo introduzir a política na vida do jovem e desenvolver um novo olhar sobre a importância da participação livre e consciente de cada brasileiro na construção de um país melhor para todos.
A comissão escolherá as melhores propostas que incentivarem o voto consciente. Os premiados ganharão tablets, computadores e oportunidades de empregos.
O projeto teve início em janeiro com encontros nas escolas estudais de Santos. Neles, o Dr. Guilherme de Macedo Soares contextualizou os estudantes ao tema. De acordo com Michelle Lapa Cortegiano Molarino, técnica judiciária que ajudou Soares na organização, a receptividade nas escolas foi positiva. “Quando percebem que não é campanha política e sim para fazê-los entender e discutir o tema ficam mais a vontade e participam mais”, afirma.
A parceria com a Unisanta começou em junho, com pesquisas dos professores e alunos dos cursos de Pedagogia. O curso Produção Multimídia da Unisanta começou a criar a identidade visual do projeto.“Ficamos por três meses nos encontrando aos sábados. Os professores que tomaram conta desta etapa de criação foram o André Reis e o João Lopes, e eu acompanhei. A criação do logo foi do aluno Felipe Gardelli do 1º ano de Multimídia, a ilustração dos cartazes: Kitty Yoshioka 2º ano”, conta a coordenadora do curso de Produção Multimídia, Márcia Okida.
A AUPP deu continuidade ao Projeto fazendo o regulamento do concurso, operacionalizando-o e fazendo os cartazes de divulgação e a campanha. Além disso, eles foram responsáveis pela arte, cartazes, vídeo viral, material didático, power point exibido nos encontros, regulamento, organização do evento e desenho do palco.
“Os alunos aqui são fantásticos. Foi fundamental a participação deles, tornou o trabalho profissional e dobrou o número de escolas participantes. Mudou o projeto, atingindo mais os jovens.”, elogiou a organizadora.
Campanha
Responsável pelo planejamento da AUPP, Márcio Dias participou diretamente do projeto e afirma: “Eles se envolveram mais com política.”
A aluna do 2º Ano de Publicidade e Propaganda, Amanda Fernandes Bernardo, foi uma das que participou diretamente da campanha. “No começo todo mundo teve medo por assunto ser política. Mas eu pesquisei e aprendi muito sobre a importância do voto consciente”, conta.
Ela foi a protagonista do vídeo “Jovem Eleitor”, que foi feito para mostrar ao jovem que votar pode ser legal. O responsável pelo texto do vídeo foi o aluno Matheus Fernandes. “Tentei enxergar pelo meu próprio lado. Não me interessava e passei a me interessar. Pensei como queria ouvir aquilo. A idéia surgiu do twitter, frases curtas que mostram revolta”.
Concurso
Das 16 escolas incluídas no projeto, 11 se inscreveram para participar do debate. São elas: E.E. João Otávio; E.E. Neves Prado Monteiro, E.E. Prof. Fernando de Azevedo, E.E. Prof. Primo Ferreira, E.E. Olga Cury, E.E. Barnabé, E.E. Prof. Cleobulo Amazonas Duarte, E.E. Dona Luiza Macuco, E.E. Marquês de São Vicente e E.E. Profa. Zulmira Campos.
Através de uma campanha, cada escola elegeu um candidato a prefeito, que com auxílio de um professor assessor, escolherá um dos cinco temas propostos: Educação, Meio Ambiente, Emprego, Segurança, Cultura, para fazer suas propostas, que deverão demonstrar a importância do tema escolhido para a cidade.
Os alunos terão dois minutos para discorrer sobre a viabilidade de sua proposta, fazer um balanço dos ganhos e prejuízos a serem suportados, falar sobre os setores da sociedade que serão beneficiados, sobre as dificuldades a serem enfrentadas e a expectativa de prazo para eventual implantação de suas sugestões.
As seis garotas e os cinco garotos participantes concorrem a computadores e oportunidades de emprego. O primeiro colocado receberá um tablet, uma oportunidade de emprego na Mediterranean Logistic LTDA (MSC), e sua escola receberá um computador. O segundo colocado ganhará um notebook e uma oportunidade de emprego na MSC. Já o terceiro colocado receberá um Netbook.
De acordo com Michelle, os prêmios foram uma grande influência para os alunos se candidatarem. “A oportunidade de emprego chamou a atenção principalmente dos garotos”
“Algumas escolas demonstraram maior interesse, fizeram panfletos para a campanha. De todas, o Primo Ferreira, o Barnabé e o Zulmira foram os colégios onde o projeto teve maior repercussão e maior participação dos alunos.”, afirmou a organizadora.
Comissão julgadora
A Comissão Julgadora será formada por nove representantes da sociedade em diferentes áreas de atuação.
Dr. Guilherme de Macedo Soares, juiz da 2ª Vara do Juizado Especial Cível de Santos e juiz da 118ª Zona Eleitoral do Estado de São Paulo – Santos; Dr. Carlos Alberto Carmello Junior, Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Santos e Promotor de Justiça da 118ª Zona Eleitoral do Estado de São Paulo -Santos; Suely Maia, Secretária de Educação de Santos; Profa. Magali Crisostomo Cordeiro, dirigente Regional de Ensino da Região de Santos- Interina; Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, Presidente da Sociedade Mantenedora – Diretora Geral da Unisanta; Prof.Humberto Challoub, Diretor da Faculdade de Artes e Comunicação da Unisanta; Profa. Ms. Renata Alcalde, Coordenadora da Agência Universitária de Publicidade e Propaganda da Unisanta, Prof. Terezinha Carmen Gandelman, Diretora da UNIP; e o
sociólogo e Mestre Célio Antônio de Barros Nóri, Coordenador Técnico do Fórum da Cidadania de Santos.
Eles irão julgar a capacidade para expor e argumentar sobre o assunto, se os candidatos utilizaram vocabulário adequado, a capacidade apresentar o tema com lógica, coerência e persuasão, o nível de compreensão e entendimento individual do candidato sobre o tema escolhido.
As escolas também serão avaliadas nos critérios: torcida mais animada e organizada. Além do debate, as escolas apresentarão um jingle inédito ao vivo no dia do debate. A letra deverá incluir palavras-chave referentes a campanha do candidato. O jingle deve ter duração de 30 a 60 segundos e será avaliado segundo a criatividade, adequação e coerência em relação ao tema escolhido pela escola.
O dr. Soares pretende dar continuidade à idéia e já entregou o projeto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.
O projeto é tem como parceiros: A Prefeitura Municipal de Santos, Associação Comercial Jovem, Universidade Santa Cecília, Universidade Paulista, Poupafarma, E-best Cursos, SESCSP, MSC do Brasil e o Sindicato dos Petroleiros.