Lúcia Teixeira Furlani acompanhada de autoridades do Fiesp, Ciesp e Senai

Na tarde da última sexta-feira, 21/10, a Presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e Delegada Regional do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), Lúcia Maria Teixeira Furlani, participou do Painel “Como o mercado de Trabalho Offshore está sendo suprido?”, na Santos Offshore Oil & Gas Expo 2011, no Mendes Convention Center, em Santos.

Ao lado do diretor de Unidade de Formação Profissional do SENAI-SP, Claudemir Faco de Oliveira, e do consultor executivo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás – Prominp, Diogo Ourivio Assmar, Lúcia demonstrou as oportunidades na área da educação para a capacitação de novos profissionais, que serão absorvidos pelo mercado.

“Nossa região está se preparando há muito tempo, nos antecipamos para um futuro que o mercado offshore vive hoje”, afirma a educadora.

Segundo Lúcia, nesse cenário, as instituições de Ensino Superior não apenas formam profissionais e pesquisadores, além de dar capacitação, mas se preocupam em encontrar soluções exigidas para as operações atuais, sempre atentas com o meio ambiente.

“Nossa comunidade pode se orgulhar das nossas instituições de Ensino Superior, pois elas estão preparadas para atender as exigências e demandas de pesquisas do mercado offshore, apresentando soluções eficientes e, principalmente, na capacitação desses profissionais tão solicitados”, afirma Lúcia.

Ao relatar sobre a atuação do SENAI-SP no mercado, Oliveira atenta para o perfil do profissional. “O SENAI acredita que as oportunidades no mercado de petróleo e gás devem ser as mesmas tanto na operação quanto na manutenção. Por meio de nossos cursos, queremos apresentar as mesmas oportunidades nas duas áreas de atuação para os profissionais que pretendem se especializar”, garante o diretor.

Em sua apresentação o consultor do Prominp mostrou números relevantes para quem deseja ingressar no setor. “O mercado de offshore precisará de mais de 200 mil profissionais capacitados. Somente no estado de São Paulo, as indústrias e empresas irão absorver cerca de 13 mil pessoas, nos próximos anos”, diz Assmar.

Bancada de Engenharia de Petróleo apresentada pela Unisanta foi destaque no evento

Uma bancada experimental inédita, construída nas dependências do Laboratório de Operações Unitárias do Curso de Engenharia da Unisanta, foi um dos destaques da Santos Offshore 2011.

A Universidade inovou e chamou a atenção do público apresentando uma bancada confeccionada em acrílico com perfil geológico de campos petrolíferos em terra, Onshore, e no mar, Offshore. Ela contém equipamentos industriais, na escala reduzida, com fluidos em movimento, que simulam a exploração, a produção e o processamento de petróleo, a partir da sua elevação, separação do óleo, da água e do gás. Demonstram: o tratamento da água e o seu descarte no mar; o processamento do óleo onde são produzidos seus derivados usuais (GLP, gasolina, querosene, nafta, etc.), o seu bombeamento e armazenamento; o tratamento do gás produzindo gasolina leve e GLP.

Tradição

Pioneira no ensino de Engenharia na região, desde 1971, a Unisanta já formou inúmeros profissionais que hoje ocupam posições de destaque no Brasil e no exterior. Sempre atenta às necessidades do mercado de trabalho e comprometida com o desenvolvimento do País, foi a primeira da região a oferecer cursos como o de Engenharia de Petróleo (Graduação) e os de Engenharia de Petróleo e Gás Natural e Engenharia de Estruturas Navais para Petróleo e Gás (Pós-Graduação).

A Bacia de Santos, maior descoberta da Petrobras, atrai para a região interessados em conhecer e fornecer para a extensa cadeia produtiva de petróleo e gás.

Santos OffShore

Referência no setor de petróleo e gás, a Santos Offshore Oil & Gas Expo, classificada como um dos maiores eventos do segmento no cenário nacional, registra recorde de público, expositores e movimento de negócios. As edições anteriores do evento, realizado pela AGS3 Promoções e Eventos, somaram mais de 60 mil visitantes e milhões em negócios entre compradores e fornecedores.

Os segmentos de Petróleo, Gás, Petroquímica, Química, Construção Naval, Siderurgia, Metal-Mecânica, Portos e Meio-ambiente participam ativamente do evento através da feira de exposição, da Rodada de Negócios, do Canal Fornecedor, do Seminário Internacional e das Sessões de Negócios.