Prouni divulga resultado da lista de espera, no dia 7/4. Unisanta oferece bolsas de 100%

394

O Programa Universidade para Todos (Prouni) divulgou, nesta quinta-feira (7/4), o resultado da seleção de inscritos em sua lista de espera. Os interessados devem consultar a lista no site https://prounialuno.mec.gov.br/

Os estudantes convocados deverão comprovar os dados de inscrição entre os dias 8 e 13 de abril, no Núcleo de Responsabilidade Social da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Outras informações pelo e-mail nrs@unisnata.br ou pelo WhatsApp: (13) 3202-7146, opção 3, das 8h às 19h.

Como forma de incentivar o ingresso dos estudantes no curso superior, a Universidade Santa Cecília oferece um amplo programa de benefícios. É credenciada nos programas Prouni (100% de bolsa) e Fies (até 100% de bolsa) além de oferecer o Crédito Universitário (CredIES), no qual é possível pagar apenas 50% da mensalidade enquanto estuda, e os outros 50%, somente depois da conclusão do curso.

1- O que é o Prouni?

O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que, desde 2004, oferece bolsas de estudo integrais (cobrem 100% da mensalidade, no caso da Unisanta).  A classificação é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

2- Quem pode se inscrever? Quais são as modalidades de bolsa?

A princípio, apenas os candidatos que prestaram o Enem 2021 poderiam pleitear uma vaga no Prouni. Mas, no dia 18/2, um decreto mudou os critérios inicialmente divulgados: passou a incluir também quem fez a edição de 2020. Segundo o MEC, para os alunos que participaram do exame nos dois anos, o sistema considerará a nota mais alta.

Além de ter feito a prova, é necessário o candidato se encaixar em uma das seguintes categorias:

• ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
  • ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
  • ter alguma deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.

Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Há também critérios de renda:

• bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.818);

3- Como calcular a renda familiar per capita?

Para saber se o candidato se encaixa nos critérios de renda, devem-se somar os salários de todos os que moram com ele e, depois, dividir pelo número de componentes do grupo. Por exemplo: pai (R$ 2 mil por mês), mãe (R$ 1,5 mil por mês), candidato do Prouni (sem renda) e irmão mais novo (sem renda).

Somando os valores, chega-se ao total mensal de R$ 3,5 mil.

Depois, dividindo pelos 4 membros da família, o resultado é R$ 875. Esse é o valor que deve ser tomado como referência pelo Prouni. Como está abaixo de 1,5 salário mínimo per capita (R$ 1.818), o candidato poderá concorrer à bolsa de estudos integral.

4- Os alunos de escola particular também vão poder participar?

Em dezembro de 2021, foi liberado o acesso ao Prouni para alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares (sem bolsa de estudos), desde que se encaixem nos critérios econômicos (renda familiar per capita de até 3 salários mínimos). Mas essa mudança ainda não valerá para o Prouni do 1.º semestre de 2022. Por enquanto, apenas os que tinham bolsa integral nos três anos do ensino médio poderão se inscrever.

5- Há vagas para cotas?

Sim. O Prouni reserva bolsas para pessoas com deficiência e para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A quantidade de vagas de cotas é equivalente à porcentagem que cada grupo representa na população do estado, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atenção: Mesmo os cotistas devem se encaixar nos demais critérios de exigência do Prouni.

6- Como fazer a inscrição?

A inscrição, gratuita, é feita pelo site do Prouni: http://prouniportal.mec.gov.br/, de 22 a 25 de fevereiro.

7- O que significa ser ‘pré-aprovado’?

Em 2 de março, o Prouni divulga a lista de candidatos “pré-aprovados”. Por que não dizer, de uma vez, “selecionados”?

• Ainda será preciso comprovar as informações prestadas no ato da inscrição (como a renda familiar per capita e o certificado de conclusão de curso em escola pública, por exemplo). Isso é feito na Unisanta, entre 3 a 14 de março.

8- O que fazer para participar da lista de espera?

O candidato que não for aprovado na 1.ª chamada concorrerá a uma vaga mais uma vez, automaticamente, na 2.ª convocação. Se, ainda assim, ele não “passar”, terá a opção de manifestar interesse na lista de espera, em 4 e 5 de abril, pelo site do Prouni. (FONTE: G1)

9- Qual documentação devo levar à instituição caso seja aprovado?

O candidato deverá comparecer na instituição com os seguintes documentos de todo o grupo familiar, inclusive do grupo familiar, e cópia, para comprovação de informações:

• RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência – candidato e grupo familiar, um para cada um em seu nome, quem for maior da idade. Caso não tenha, fazer declaração de residência, com firma reconhecida em cartório;
  • Comprovante de renda – os três últimos holerites, imposto de renda, pró-labore, etc., do candidato e grupo familiar, quem for maior de idade. Caso não tenha renda, apresentar declaração, com firma reconhecida em cartório, de que não possui renda (anexar carteira de trabalho);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio – somente do candidato.

A coordenação do Prouni, caso seja necessário, pode solicitar algum outro documento.