Unisanta recebe inscrições para bolsas de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica

167

O Centro Institucional de Pesquisa da Universidade Santa Cecília – CIPE está com inscrições abertas para a seleção de projetos de estudantes e professores para o Programa de Iniciação Científica (PIC-Unisanta), bem como para o Programa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (INOVA-Unisanta). Os interessados deverão submeter seus projetos até o dia 31 de maio.

“Vários alunos que apresentaram o certificado de Iniciação Científica, anteriormente contemplando também a Iniciação Tecnológica, conseguiram vaga em Programas de Residência na área da saúde ou uma vaga em empresa. Participar em um Programa de Pesquisa ou Inovação é essencial para quem pretende seguir carreira acadêmica e uma grande oportunidade para investir na formação profissional, enriquecendo o currículo”, explica a diretora do Centro Institucional de Pesquisa da Universidade (CIPE-Unisanta), Profa. Dra. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos.

Confira as especificações dos programas:

PIC – Unisanta – O Programa de Iniciação Científica – PIC serve de incentivo à formação dos estudantes e privilegia os alunos com bom desempenho acadêmico e os projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada.

Os projetos deverão atender, preferencialmente, à Portaria nº 1.122, de 19 de março de 2020, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), para contribuir para a alavancagem de setores com maiores potencialidades para a aceleração do desenvolvimento econômico e social no País, entre outros objetivos. Além disso, os projetos de pesquisa deverão ter relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para 2030 (ODS-ONU).

Veja aqui o Edital PIC 2022_2023

INOVA-Unisanta – O Programa de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (INOVA-Unisanta) possui como objetivos a formação e inserção de recursos humanos em atividades de desenvolvimento tecnológico e de inovação para o fortalecimento da capacidade inovadora das empresas brasileiras e, em específico, as da região da Baixada Santista, além do desenvolvimento do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

Os projetos voltados à área de Tecnologia devem atender às exigências da Portaria nº 1.122, do MCTIC, de 19 de março de 2020, com texto alterado pela Portaria MCTIC nº 1.329/2020, como também as linhas dos ODS-ONU. O INOVA-Unisanta está associado ao Centro Institucional de Pesquisa e conta com a coordenação da Profa. Dra. Nelize Maria de Almeida Coelho.

A Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação contribui para o desenvolvimento de soft skills dos estudantes, tais como liderança, planejamento estratégico, pensamento crítico, perfil colaborativo, boa comunicação e relacionamento interpessoal, equilíbrio emocional, flexibilidade/adaptabilidade, expressão oral/corporal, entre outras.

Veja aqui o Edital INOVA 2022_2023

“A Unisanta recebe cota de bolsas de dois programas do CNPq: PIBIC e PIBIT. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC tem por objetivo apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas instituições de ensino superior e em instituições de pesquisa, proporcionando não somente a aprendizagem de técnicas e métodos avançados de pesquisa, mas um ambiente de trabalho em equipe que visa à resolução de problemas científicos. Além disso, contribui para a formação de recursos humanos voltados à pesquisa, reduzindo o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação”, explica a Profa. Brigitte.

Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBIT se diferencia do PIBIC no conteúdo do projeto de pesquisa. “Enquanto o PIBIC busca gerar conhecimento novo a partir de descobertas, o PIBIT, com um enfoque mais tecnológico, utiliza-se desse conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver um produto, processo ou serviço novo para o mercado”, acrescenta.

Para participar – Os interessados deverão estar regularmente matriculados até o antepenúltimo semestre de qualquer curso de graduação da Unisanta. Precisarão elaborar, com o professor orientador, um projeto de pesquisa segundo as normas científicas e inscrevê-lo na plataforma de pesquisa. É obrigatório o registro do currículo do aluno na Plataforma Lattes do CNPq. Já o professor deverá ter o seu currículo atualizado.

Para participar tanto no PIC-Unisanta como no INOVA-Unisanta, o aluno deverá optar entre quatro tipos diferentes de modalidade, ou seja, Tipo I (bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq ou bolsas de Iniciação Tecnológica PIBIT/CNPq), Tipo II (bolsas da Unisanta, no mesmo valor concedido pelo CNPq, sob a forma de desconto na mensalidade), Tipo III (individual, sem auxílio financeiro) ou Tipo IV (em grupo, sem auxílio financeiro).