Premiar os melhores projetos de incentivo a leitura realizados em 2008 na Baixada Santista é o objetivo do Troféu Proler, outorgado na última quarta (12/11), durante a abertura do Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada/Universidade Santa Cecília (Proler-BS/Unisanta), realizada no Bloco E da Universidade.
O Troféu Proler busca evidenciar a importância dos projetos de leitura para a prática cotidiana e aproximar a escola de um contexto real de aprendizagem. Uma comissão julgadora, composta por renomados profissionais membros do Prole-BS/Unisanta, julgou cerca de 110 trabalhos que concorreram à premiação nas categorias Seduc-Comunidade, Escola e Professor.
A Secretaria de Educação de Praia Grande foi a vencedora da categoria Seduc-Comunidade. Com o projeto Acon…tecendo na Praça – Pedagogos Comunitários, a Seduc Praia Grande leva às praças das áreas mas carentes da Cidade mais de 500 livros, além de jornais, revistas, contadores de histórias, fantasias e fantoches. “Transformamos uma simples praça em ambientes aconchegantes, forrados com almofadas coloridas. Participam pais com filhos, avós com netos. Não há limite idade, todos estão convidados a entrar neste mundo de imaginação”, conclui a chefe da Divisão de Ação Comunitária da Seduc Praia Grande, profa. Ana Paula Lopes.
Na categoria Escola, a premiada foi a Escola Municipal José Carlos Buzinaro, de Bertioga, que desenvolve o projeto Magia, encanto e leitura: no mundo encantado de Monteiro Lobato. De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola, profa. Solange Cabral Alves, o trabalho envolve não só os alunos em sala de aula, mas também as famílias das crianças.“Usamos a literatura de Monteiro Lobato para despertar nas crianças a vontade de ler.” Segundo Solange, as crianças levam para casa, aos finais de semana, os bonecos dos personagens do escritor e, a partir daí, realizam diversas atividades de leitura, retomando o velho hábito dos pais contarem histórias para os filhos. “O projeto tem surtido um ótimo resultado, melhorando o relacionamento familiar”, afirma a Coordenadora.
O professor Luís Nelson Freitas de Souza, idealizador do Projeto Núcleo Gleba de Comunicação, da Escola Estadual Parque das Bandeiras, no Gleba II, conquistou o Troféu Proler na categoria Professor. O Núcleo consiste em três vertentes: a Rádio Jovem (20 minutos, durantes os intervalos das alunas), o Jornal Estudantil (mural bimestral) e o telejornal Gleba News. A iniciativa partiu do professor Souza que resolveu incentivar os alunos a exercitarem seus talentos e a passarem mais tempo na escola, realizadouma atividade extra-classe. “Criamos uma espécie de empresa de comunicação, com folha de ponto e crachá. Mais de 30 alunos, de 8 a 17 anos, divididos em diversos cargos, fazem parte do grupo”, explica o professor.
Encontro Anual – Com o tema Formar Leitores: Base para Educação de Qualidade, o Proler-BS/Unisanta realizou o Encontro Anual nos dias 12 e 13 de novembro. Participaram do evento a secretários, dirigentes, representantes e professores de todas as cidades da Baixada Santista
Este ano, a palestra de abertura ficou a cargo da artista plástica e escritora premiada de livros infantis, Profª. Drª. Eva Furnari, com o tema Uma reflexão sobre as mudanças do lugar da criança no século XX e a importância da literatura e da arte como instrumento de formação.
Na oportunidade, a reitora e a diretor-presidente da Unisanta, profa. dra. Sílvia Teixeira Penteado e a profa. dra. Lucia Teixeira Furlani, respectivamente, homenagearama aluna do 3º ano de Pedagogia Unisanta, Viviane Veiga Távora, vencedora do prêmio Literatura para Todos (MEC), na categoria Poesia, e a bibliotecária Sueli Aparecida Lopes, da Biblioteca Municipal Mario Faria – Posto 6, Santos.
Palestras sobre Monteiro Lobato e suas fábulas: lições para sala de aula, pela presidente do Conselho Nacional do Proler, profa. dra. Marisa Lajolo; Visitando Machado de Assis, pelo prof. João Mário Santana e O início de tudo: poesia, pela escritora Neiva Pavesi, fizeram parte da programação do evento.
Mais de 10 oficinas, além de performances e apresentações de trabalhos também integraram o Encontro, que teve apoio da Casa da Leitura, Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e Ministério da Educação e Cultura.
Proler-BS/Unisanta – O Proler tem núcleos em todas as regiões do País. A sede central é na Casa de Leitura, no Rio de Janeiro. Em 1994, por iniciativa da reitora da Unisanta, profa. dra. Sílvia Teixeira Penteado, o Proler fez parceria com a Universidade e instalou na Baixada Santista um núcleo regional (o primeiro do estado de São Paulo).
O Proler-BS/Unisanta envolve nove municípios, integrando representantes das Delegacias de Ensino, Secretarias Municipais de Educação, Secretarias Municipais de Cultura, universidades e colégios particulares interessados.
As atividades são planejadas e executadas por um comitê formado por representantes das entidades participantes, sob a coordenação geral da professora Conceição Dante. Dentre as atividades destacam-se interação entre escritores e leitores, oficinas e exposições de trabalhos de leitura, práticas leitoras e campanhas com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas aos livros.