Como parte da programação da mostra Permanente Transitório: o Espaço Expandido, que acontece no Sesc-Santos até o dia 14 de dezembro, os professores do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Márcia Okida, Osvaldo DaCosta e Alexandre Barbosa exibirão, a partir deste sábado (15/11), os trabalhos Subjeto e Leitura de Banheiro.
Às 15 horas, quem estiver no local poderá admirar e colaborar com a pintura de um totem de dois metros de altura por 50 centímetros de largura, uma das atividades disponíveis no Subjeto – espaço para a experimentação de artistas da Baixada Santista -, produzido por Okida. A arte é alusiva ao totemismo, religião dos povos espiritualmente primários, selvagens e oriundos da África, e faz referência ao xamanismo.

O trabalho terá participação do professor Eduardo Ricci e
dos alunos Julian Nunes e Carlos André. “Será um conjunto de idéias baseadas na crença mística entre o homem, plantas, animais e fenômenos naturais. Quem desejar, poderá pintar um pedaço, para que a energia de cada um fortaleça a proteção do totem”, convida Okida.

Além disso, cada artista receberá um objeto em branco e materiais para criar uma obra. As peças serão produzidas ao vivo, espalhadas pelo Sesc-Santos, permitindo que o público acompanhe parte do processo de criação, tire dúvidas e dê opinião.

Curioso – Em meio aos espetáculos, oficinas e performances, um espaço de leitura inusitado estará disponível. O Leitura de Banheiro, de Bar e DaCosta, transformará espelhos, portas e paredes dos banheiros da área de convivência em um espaço de leitura descontraído, com charges, histórias em quadrinhos e intervenções gráficas.
O projeto teve colaboração dos alunos Denise Bailo, Aline Benedito Fixxa e Padron. As obras permanecerão expostas até o fim do evento, na Rua Conselheiro Ribas, 136, na Aparecida, em Santos.