O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista / Universidade Santa Cecília comemora seus 15 anos de atividades durante o Encontro Anual a ser realizado dias 18 e 19 de novembro. Com o tema Políticas Públicas, haverá palestras, oficinas e minicursos ministrados por educadores, professores, escritores e profissionais ligados à leitura.
Às 10h30 será realizada a entrega do Troféu Proler 2009 aos melhores projetos de incentivo à leitura da Baixada Santista, nas categorias Escola, Professor e Comunidade. Leitura e Formação será o tema abordado em palestra pelo Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva, doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica e mestre em Educação e Leitura pela University of Miami. A palestra terá coordenação da Profª. Regina Braga. A palestra será realizado às 14 horas.
No dia 19, será realizada a apresentação Visitando Euclides da Cunha, com o Prof. João Mario Santana. Na oportunidade, a educadora e promotora de leitura, Profª. Neiva Pavesi, recitará poemas de Euclides da Cunha e o Prof. João apresentará A Geo-poética em “Os Sertões”. Às 10h30, a especialista em Línguística e Literatura Brasileira, Profª. Regina Braga, ministrará a palestra Construindo o leitor competente. Regina participa de projetos como o Museu da Língua Portuguesa, Teia do Saber, ADI Magistério e é autora do livro Construindo o Leitor Competente.
Entre as autoridades presentes na cerimônia de abertura estarão a reitora e a presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), respectivamente, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani; a coordenadora nacional do Proler, Giselda Brasil Aronovich; a coordenadora do Proler-BS/Unisanta, Profª. Conceição Dante, além de representante das Diretorias de Ensino de Santos e São Vicente e das Secretarias de Educação da Baixada Santista.
O Encontro Anual do Proler-BS é realizado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Biblioteca Nacional, com apoio da Editora Global, Papelaria Jambo, Café Brasileiro, Orquidário Portal do Sol e Roseli Eventos e parceria das Diretorias Regionais de Ensino e Secretarias de Educação e Cultura da Baixada Santista.
Minicursos – No período da tarde serão realizados os seguintes minicursos:
– Inclusão: das intenções às realizações – Prof. Ms. Gilberto Ghiuro Junior, mestre em Educação pela PUC/SP, advogado, publicitário e jornalista.
– Estratégias de Leitura – Prof. João Mário Santana – Pedagogo e professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
– Jogos de leitura – Profª. Neiva Pavesi – Educadora, promotora de leitura e escritora.
– Bibliotecas na era digital – Maria Angélica B. Suzuki, graduada em biblioteconomia e Letras e Cibele F. de Oliveira, graduada em biblioteconomia e especialista em livros raros e antigos pela Universidade Complutense de Madri.
– Leitura Interativa! – Profª. Denise Cristina Ganança – Pedagoga e contadora de histórias.
– Alfabetização, letramento, leitura e sensibilização – Profª. Teresa Emília Gingiulio – Alfabetizadora e especialista em Educação Infantil.
– Cinema e a experiência do olhar – Eduardo Ricci, jornalista e designer audiovisual.
– Superar as dificuldades para crescer na Educação e na vida – Profª. Louizette Maria Coelho Pinto – Pedagoga com especialização em Programação Neurolinguistica.
– Poetar e cantar, um outro jeito de animar a leitura que constrói e desvenda o conhecimento – Profª. Ana Maria C. Canéo, graduada em Educação Musical e Educação Artística.
– Os desafios do EJA – Profª. Susanna Artonov, mestre em Educação pela PUC/SP, pedagoga e psicopedagoga.
– Monet, o pintor da luz! Da pintura à poesia francesa – Profª Regina Alonso, pedagoga e escritora.
– Brincando também se aprende! – Profª. Ana Maria Pereira, mestre em Educação e licenciada em Língua Portuguesa e Francesa, e Profª. Débora Alves Neto, pós-graduada pelo Instituto de Psicologia da USP e Licenciada pela Faculdade de Educação da Unicamp.
Os interessados em participar do encontro poderão efetuar a inscrição no local do evento. O participante deverá informar no ato da inscrição o nome de um dos minicursos que deseja realizar. Outras informações pelo site www.prolerbsunisanta.com.br .