“Mais um fruto do projeto EcoManage”, é assim que o professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e biólogo João Miragaia define sua tese de doutorado. A conquista veio na última sexta-feira, 13 de novembro, quando ele defendeu seu trabalho e recebeu a aprovação do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IO/USP).
Seu projeto trata da caracterização dos manguezais de todo o estuário santista. Para isso ele realizou uma ampla e detalhada pesquisa na qual avaliou as estruturas e a produção de serrapilheira, uma cobertura que se forma na superfície do solo composta por restos de vegetação em diferentes estágios de decomposição. O trabalho teve a orientação da bióloga e doutora em Oceanografia, Sônia Gianesella.
O Programa Internacional EcoManage:Sistema de Gerenciamento Ecológico de zonas Costeiras foi uma parceria entre dez instituições nacionais e internacionais, que recebem o apoio da União Européia , responsável pelo investimento das pesquisas realizadas em ecossistemas litorâneos. No Brasil, apenas a Unisanta e O Instituto Oceanográfico da USP fazem parte deste grupo, no qual o professor Miraguaia atua.