O curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi destacado pela Revista Guia Imprensa, em outubro, por seu projeto pedagógico, considerado um dos melhores do País.
A Revista analisou as universidades brasileiras da seguinte maneira:
Localização dos cursos – Ao todo foram localizados 340 cursos de jornalismo em todo o território nacional. Para isso, utilizaram-se as bases de dados do Ministério da Educação e pesquisas na internet.
Seleção de Freelancers – Para iniciar a apuração, a revista contratou freelancers em todas as cidades em que há cursos superiores. Eles foram selecionados pela experiência profissional e não podiam ser ligados às faculdades.
Visita aos Cursos – Os jornalistas visitaram os cursos superiores, recolheram documentos, entrevistaram coordenadores e checaram as instalações.
Inclusão no Sistema – Um banco de dados foi especialmente preparado para receber as informações coletadas pela apuração. Cada uma das faculdades tinha um cadastro onde novos dados podiam ser incluídos pelos jornalistas a qualquer momento.
Consulta Profissional – para definir os parâmetros finais de avaliação e o peso de cada um dos critérios, o Guia Imprensa consultou profissionais de varias áreas de atuação. Corpo Docente (16%); Programas de Pesquisa (5%); Infraestrutura (27%); Experiência Laboratorial (8%); Projeto Pedagógico (16%) e Avaliação do Mercado Profissional (28%).
Pesquisa Profissional – O Guia Imprensa perguntou a editores em redações de todo o País em quais faculdades eles estudaram e quais são as três que priorizam ao contratar novos jornalistas.
O Resultado – Somados todos os critérios, o sistema apontou quais são as faculdades mais bem avaliadas em todo o Brasil, quais são os melhores cursos em cada uma das regiões, além dos cursos mais respeitados pelo mercado profissional e os pontos fortes em cada uma das Instituições.