O Programa de Incentivo à Leitura da Baixada Santista (Proler BS/Unisanta), Casa da Leitura, Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e Ministério da Educação e Cultura realizará o curso “Bibliotecando com o Proler”. A oficina acontecerá nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro, 7, 14, 21 e 28 de outubro e 4 de novembro, das 9h às 12h.
O curso será dividido em duas etapas. A primeira tem como objetivo apresentar idéias para a dinamização das bibliotecas escolares, na falta de um profissional bibliotecário. Entre os temas discutidos estão: breve história da escrita, das bibliotecas e as definições de cada biblioteca; apresentação de diversas atribuições exclusivas do profissional bibliotecário e sua profissão e informações sobre a rotina de uma biblioteca e sua real função.
Os responsáveis por esta etapa são: Cibele Fernandes, bibliotecária da Unisanta, Angélica Beraldo Suzuki, bibliotecária da Biblioteca Municipal de Santos e Maria Aparecida da Costa Bezerra, mestre em Educação, Psicologia da Educação e especializada em bibliotecas escolares, universitárias e ONGs.
Na segunda etapa, o tema abordado será a dinamização das bibliotecas. Será dada orientação para que a biblioteca seja usada na parte pedagógica, auxiliando o professor no seu dia a dia, como também em atividades interessantes envolvendo seus freqüentadores e familiares.
Os responsáveis por esta etapa são Eduardo Ricci, jornalista e designer áudio visual, que dará uma oficina sobre o uso da imagem como pedagogia e sua colaboração no processo ensino-aprendizagem, Viviane Pereira, escritora, mediadora de leitura e jornalista, Denise Ganança, contadora de histórias e Vera Lúcia Aquino, restauradora de livros.
As inscrições antecipadas são feitas na Central de Informações da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277, das 8h às 12h e das 14h às 21h. Não serão aceitas inscrições por telefone ou e-mail. Outras informações (13) 3202-7101.