“Cada um de nós doará a você um livro para formar a sua biblioteca. Será o nosso presente”. As palavras, proferidas pela reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Profª. Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado, durante o Encontro Anual do Proler de 2011, foram concretizadas. A partir de agora, os moradores da região do Vale do Jari, no Amapá, terão à disposição mais de 1200 livros doados pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista / Unisanta, para dar início à biblioteca da cidade.

Os livros foram doados pela Unisanta e por membros do Proler e enviados ao Prof. José Enildo Elias Bezerra, representante do Proler Região Norte. Durante a abertura do Encontro Anual, Enildo emocionou a todos com seu discurso. “Estou admirado com a intensidade e a preocupação que vocês têm em trabalhar com a leitura. No município onde sou professor não temos biblioteca. Apaixonei-me pelas duas simpatias que são a reitora e a presidente da Unisanta, com todo o respeito. Na minha cidade não existe esse acesso dos professores com a direção da instituição”, disso Enildo, com lágrimas nos olhos.

“O Proler/BS-Unisanta tem como um de seus objetivos ajudar na formação e manutenção de bibliotecas carentes, atendendo sempre a quem nos procura. Para tanto, não existe distância, como no momento o fazemos, enviando livros para o Prof. José Enildo”, afirmou a coordenadora do Proler-BS/Unisanta, Profª. Conceição Dante.

Durante o encontro anual, o docente ministrou a palestra de abertura do encontro e representou a coordenadora nacional do Proler Rio de Janeiro, Profa. Maria Tereza Pereira. Para participar do evento, Enildo enfrentou um dia e meio de viagem para chegar a Santos, e participar da palestra.