O Instituto Social de Educação Física (ISEE) e a Liga de Basketball da Baixada Santista (LBBS) trazem para a Baixada Santista o Programa Basquete do Futuro, da Eletrobrás, desenvolvido pela Confederação Brasileira de Basketball – CBB. O curso acontece de 10 a 12 de junho, nas dependências da Universidade Santa Cecíla (Unisanta).
Implantado em 2005, o projeto Basquete do Futuro Eletrobrás é um programa de iniciação ao basquete, cuja finalidade é educar e socializar meninos e meninas de sete a 17 anos através do esporte e, ao mesmo tempo, popularizar e divulgar o basquete. O Curso de Capacitação Basquete do Futuro Eletrobrás tem por objetivo capacitar os professores nos quatro cantos do Brasil.
As aulas ministradas pelo coordenador Francisco Chagas em 2009 atingiram 24 estados e o Distrito Federal, com 983 participantes, entre técnicos, professores e alunos de Educação Física. O intuito do curso, intitulado “Ensinando a Ensinar”, é ajudar os professores a montarem suas aulas utilizando o basquete como ferramenta para trabalhar a parte educacional (inteligência emocional) e na parte social (respeito, disciplina, companheirismo). Ao mesmo tempo em que a criança aprende a driblar.
O coordenador de projetos sociais da CBB, Francisco Chagas, está otimista em relação à implantação de novos núcleos. “O projeto foi muito bem aceito nas federações. Há uma boa estrutura nos estados, mas pouco conhecimento sobre a realização de um projeto de cunho social. Com a supervisão da CBB, os núcleos tendem a crescer. Deixamos bem claro que não queremos técnicos, mas professores que serão cobrados no sentido de educar as crianças, por isso a importância das fichas de avaliação dos alunos.”
O dirigente esportivo e técnico de basquetebol, Osvaldo Pinheiro, enaltece a iniciativa e o empenho do ISEE e da LBBS para incluir a Baixada Santista na agenda da Confederação. “Pretendemos lançar um embrião para que alunos de Educação Física e professores sejam capacitados a atuar no projeto ou disseminar esta filosofia nas escolas e associações”.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nadireção da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), Rua Oswaldo Cruz, 266, no Boqueirão, em Santos, das 8h às 12h e das 19h às 22h. O curso é aberto a técnicos, alunos de Educação Física e professores de todas as instituições. Os participantes receberão certificados. Informações: (13) 3202-7100, ramais 210 ou 278.
PROGRAMAÇÃO:

Dia 10 de junho
MÓDULO 1 – TEORIA
Horário:19h30
– Abertura
– Projeto Basquete do Futuro Eletrobrás (vídeos e fotos)
MÓDULO 2 – TEORIA – Horário:19h45
– Basquete Social