A professora do curso de Matemática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Érica Valeria Alves, teve sua tese de doutorado aprovada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O estudo desenvolvido no grupo de pesquisa em Psicologia da Educação Matemática compara o pensamento humano durante a execução de uma atividade cognitiva ao funcionamento de um computador. A pesquisa descreve o papel da percepção e da memória durante a solução de problemas.
Os resultados indicaram que a percepção procede todos os demais processos cognitivos durante a solução de problemas, além de ser fundamental a existência de conhecimentos conceituais para que os estudantes obtenham sucesso na solução de problemas matemáticos. Para desenvolver a tese, foram realizados testes e perguntas com 177 estudantes de duas escolas de Santos.
O trabalho foi orientado pela professora da Unicamp, Drª Márcia Regina Ferreira de Brito (Unicamp), que participou da banca examinadora com os professores doutores: Circe Mary da Silva Dynnikov (UFES), Claudette Maria Medeiros Vendramini (Universidade São Francisco), Soely Aparecida Jorge polydoro (Unicamp), Miriam Cardoso Utsumi (Centro Universitário Moura Lacerda), Lucila Diehl Tolaine Fini (Unicamp) e Valéria Scomparim de Lima (Unimep).

Matheus Lombardi – colaborador