A professora Maria Cristina Pereira Matos, se formou, em julho de 2012, no pós-doutorado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP).

A professora se tornou pós-doutorada em Administração pesquisando sobre a influência da Lei de Modernização de Portos na qualidade de vida dos trabalhadores portuários avulsos. O estudo foi feito com 500 trabalhadores portuários avulsos, do Porto de Santos, escolhidos aleatoriamente. Ao todo, o processo de pós-doutoramento durou dois anos.

Maria Cristina é especializada em Gestão de Pessoas, tem mestrado e doutorado na área de Recursos Humanos e leciona há 12 anos na Universidade Santa Cecília (Unisanta). A professora é uma das idealizadoras do Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC).