O jornal A Tribuna desta quarta-feira (22/8) noticiou, na página A-7 do caderno Local, a visita dos voluntários do Projeto Rondon da Universidade Santa Cecília (Unisanta) à cidade de Quatipuru, no nordeste do Pará.

A matéria de uma página contou a experiência dos jovens voluntários, que, de 6 a 22 de julho integraram a Operação Açaí, com projetos de incentivo à leitura, orientação de doenças e até mesmo a instalação de computadores novos que estavam sem uso por falta de técnicos capacitados.

Aluna do último ano de Farmácia, Luana Portela afirmou. “Eu fui pensando que seria apenas uma experiência profissional. Você acha que vai levar muito, mas, na verdade, traz muito mais do que leva”.

O professor Daniel Siqueiroli, coordenador do projeto da 14ª equipe de rondonistas da Unisanta, reafirmou a importância do projeto. “O aluno deixa sua família por um tempo, vai para um local distante. Ele ganha muito em cidadania e volta com outra cabeça. Volta com uma consciência social maior. Nós apostamos que estamos formando uma legião de profissionais cidadãos com o projeto Rondom”.

Desde 1971 integrando o Projeto, Celso Volpe quando universitário e agora como coordenador institucional do projeto na Unisanta, explicou que a procura é cada vez maior. “Em toda a operação, aparecem 40, 50 alunos para a seleção, que escolhe apenas oito. Para eles é uma experiência importantíssima”.