Colaborou: Bruno Moraes dos Santos

O curso é voltado a todos os públicos e não é necessário conhecimento prévio em música.

Inclusão Musical e Acessibilidade em Artes é o tema do mais novo Curso Livre, promovido pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) em parceria com o projeto PROMUVI (Música Transformando Vidas), com início no dia 6 de abril e se estende até 22 de junho, toda quarta-feira, das 14h às 18h, num total de duas aulas por semana, que ocorrerão na universidade. O curso será ministrado por quatro docentes, entre eles está o professor e coordenador do curso Paulo Eduardo Mauá, também coordenador e regente no projeto PROMUVI desde 2009.

Nas palavras de Mauá. “O principal objetivo do curso de Inclusão e Acessibilidade em Artes é discutir e proporcionar aos alunos o desenvolvimento de boas práticas de inclusão e socialização utilizando a música como ferramenta. A ideia de trabalharmos em quatro frentes semanalmente, com quatro professores diferentes, é justamente mostrar que a diversidade é que move o mundo, pois cada um dos docentes terá a responsabilidade e oportunidade de expor, ouvir, acolher e desenvolver aulas pré-estabelecidas em momentos criativos de inclusão musical e pessoal”.

O curso livre é voltado para todos os públicos, desde deficientes visuais a alunos e professores de diferentes áreas como: pedagogia, assistência social, música, artes em geral, bem como pesquisadores em acessibilidade, pessoas que trabalham com inclusão e o público em geral. Paulo ressalta que “quanto mais tudo junto e misturado, melhor”. Não é exigido prévio conhecimento musical, pois esse será aprendido ao longo de todo o curso.

Outros objetivos do curso:

1. Desenvolver noções de como participar de grupo musical (prática de conjunto) através da música na perspectiva da inclusão social;
  2. Adquirir ferramentas de aprendizado com a finalidade de aplicação prática nos contextos musicais de inclusão e acessibilidade;
  3. Orientar os participantes sobre a terminologia da inclusão e relação com as pessoas com deficiência;
  4. Desenvolver os elementos da linguagem musical para a percepção auditiva;
  5. Aplicar as propriedades do som, diferenciar das características musicais, identificar os andamentos musicais, a subdivisão do tempo e conhecer noções básicas de teoria musical;
  6. Apoiar a criação individual e coletiva musical, respeitando a forma de expressão de cada um dos componentes do grupo;
  7. Capacitar o aluno no entendimento das diferenças de inclusão e integração e suas relações com a sociedade e comunidade;
  8. Capacitar o aluno para a compreensão e utilização dos dispositivos de apoio e técnicas empregadas no método de musicalização;
  9. Compreender as dificuldades de aprendizado da pessoa com deficiência visual, observando na prática a eficácia do método de musicalização sem a necessidade do conhecimento do braile;
  10. Experimentar técnicas de musicalização para pessoas com deficiência visual com a possibilidade de abrangência para pessoas com outras necessidades especiais;
  11. Concluir o curso com apresentação do grupo em um “concerto” aberto ao público com conquista de autonomia e demonstração de cidadania.

Mais informações e inscrições:

Rua Cesário Mota, 08 – Bloco F – sala 32 – 3.º andar – Boqueirão – Santos – SP.
Tel.: (13) 3202-7114 / (13) 3202-7104.
E-mail: extensao@unisanta.br.
Horário de expediente: mês de janeiro/2022: de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, das 8h às 11h30.