O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta já definiu suas ações que integrarão a Semana de Arte Transmoderna (SAT22), evento de comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e dos 200 anos da Independência do Brasil. Os alunos serão instruídos sobre a atuação de diversas mulheres modernistas no universo das artes visuais, e, a partir disso, produzirão vídeos e intervenções visuais (murais) no campus da universidade.

“As artistas modernistas conhecidas são muito poucas, basicamente: Patrícia Galvão, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. […] As três são mais vistas como ‘musas’ do que pessoas que tiveram realmente uma atuação no movimento […]. Dessa forma, conversando com a professora Ana Kalassa, que leciona História da Arte no curso, ela sugeriu trabalhar com outras artistas. Ela (Ana) quem fez o levantamento das artistas a serem tratadas e vai dirigir essa pesquisa teórica dos alunos em relação às produções artísticas dessas mulheres”, destacou a prof.ª Márcia Santos, docente de Arquitetura à frente do projeto.

As ações serão realizadas com os alunos do sétimo semestre do curso. No dia 24/02, os estudantes terão uma aula sobre o tema “A Semana de Arte Moderna de 1922 e a participação das mulheres no universo das artes visuais entre a virada do século XIX e o início do XX”, com a artista plástica e professora Ana Kalassa El Banat, que dará suporte à pesquisa dos alunos durante o processo.

Após a palestra, as atividades de pesquisa e criação para a realização dos vídeos e intervenções visuais (murais) no campus da universidade serão coordenadas pela prof.ª Márcia Santos, com a ajuda do prof.º Pierre França.

“A disciplina que eu ministro é Expressão V, que discute as questões que são pertinentes à arte e à Arquitetura e sempre foi focada em práticas artísticas, práticas de intervenção em espaços. A universidade cede gentilmente seu próprio espaço para que os alunos possam fazer suas experimentações, desenvolvendo trabalhos autorais”, explicou Márcia, que ainda comentou que as propostas artísticas que inspiram as produções dos murais mudam semestralmente, sendo esta a vez da Semana de Arte Moderna.

Em abril, os alunos desenvolverão vídeos de um minuto sobre a vida e obra das artistas: Pagu (Patrícia Galvão), Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, (Tereza) Zina Aita, Regina Gomide Graz, Maria Helena Vieira da Silva, Jeanne Louise Milde, Antionieta Santos Feio, Maria Pardos, Nicolina Vaz de Assis, Julieta de França, Abigail de Andrade e Georgina de Albuquerque. Esses vídeos serão postados no canal do Youtube do curso de Arquitetura e divulgados nas mídias sociais.

Já os murais nas dependências da universidade serão finalizados no início de junho, época em que também serão produzidos e divulgados novos vídeos com a produção dessas intervenções, realizadas a partir de criações autorais dos alunos após o estudo das obras dessas artistas. “Serão dois vídeos distintos e uma intervenção. Então, minha expectativa é que, com os vídeos que os alunos farão, se divulguem essas artistas desconhecidas. […] O segundo vídeo, que mostrará o processo de intervenção, espero que mostre o legado da arte moderna na área estética”, comentou Márcia.

A professora da Unisanta ainda pontuou: “O movimento modernista traz para os dias de hoje, não só para a Arquitetura, mas também para a arte e cultura, uma grande revolução. Na minha opinião, a maior revolução se dá na busca da identidade (quem somos?). Atualmente na Arquitetura, por exemplo, se têm estudos das construções indígenas. Como elas são feitas e o que podem contribuir para a Arquitetura contemporânea. Então, aí se vê uma busca de identidade e inovação, e essas evoluções se originaram das conquistas do movimento modernista”.

Sobre a SAT22

A Semana de Arte Transmoderna foi idealizada pelo Fórum da Cidadania de Santos/Concidadania e vem desenvolvendo diversas ações desde o seu lançamento, em 2019, com a participação de diversas entidades como Unisanta, Colégio e Sistema de Comunicação Santa Cecília, Museu do Café, Prefeitura de Santos (Seduc e Secult), Jornada Santista do Patrimônio Histórico, Aliança Francesa de Santos, Pinacoteca Benedicto Calixto, Instituto Procomum, Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente e Santos Convention & Visitors Bureau.

Desde seu início em 2019, tal evento tem a Universidade Santa Cecília como uma das instituições que alicerçam os diversos planejamentos e comemorações. A seguir, algumas das iniciativas:

Cineclube Lanterna Mágica e LABCine – Unisanta:

– Café 22 – Arte Transmoderna (Cine Debate on-line – trimestral);
– Blog Café 22, no Santa Portal;
– CineTour Afetivo “100 Anos 22” (Centro Histórico de Santos);
– Ciclo “Regurgitofagia”;
– Ciclo de Cinema (In)dependências do Brasil;
– Bicicletada Audiovisual Transmoderna (julho de 2022);

Colégio Santa Cecília:

– Realização de um painel de azulejos temático, feito pelos alunos do prof.º Elver Savietto;
– Criação de uma máquina poética, realizada pela prof.ª Eryka.

Curso de Jornalismo:

– Matérias abordando a Semana de Arte de 22;
– Jornal com edição especial sobre a Semana de Arte de 22;
– Mostra fotográfica, como trabalho de extensão;
– Revista Viral com edição especial sobre a Semana de Arte de 22.

Curso de Produção Multimídia:

– Criação de cartazes em formato A3 em pé! Com o tema: Santos 22²;
– “Antropofágica e Transmoderna”;
– Imagens de locais da cidade sendo “comidos e modernizados” com esse olhar trans e multi.

Curso de Psicologia:

– Participação do Prof. Breno Ayres de forma efetiva na Comissão Organizadora e Grupo de Trabalho;
– Participação de um bate-papo “Café 22”, com o tema “Manifesto Antropofágico e Estudos decoloniais: sofrimento sociopolítico”, com artistas e psicólogos;
– Mesa-redonda na disciplina, “Psicologia Social II”, aberta ao público, sobre a troca entre Psicologia Comunitária e Arte na Baixada Santista. Convidados representantes do Instituto Camará Calunga, Centros da Juventude de Santos, Grupos de extensão da UNIFESP). E convite para esses jovens artistas elaborarem uma proposta em conjunto para 2022: Amostra cultural da juventude periférica;
– Oficina sobre “Clínica, performance e cidade”, que se articule com o LABCine em relação ao “Passeio Cultural Semana de 22”. Possíveis parceiros; Clínica Aberta de Psicanálise de Santos e a psicóloga Viviane Gorgatti;
– Construção de grupo de trabalho com estudantes do curso de Psicologia Unisanta que são artistas em suas diferentes linguagens, mirando articulação com o Salão de Arte proposto pelo TEP, além de outras intervenções, performances, etc.

Curso de Publicidade e Propaganda:

– Atividades na Agência Lab822;
– Logo oficial;
– Selo Comemorativo do Centenário;
– Jingle e slogan.

TEP:

– Série de 10 episódios midiáticos, aproximadamente 3 minutos cada, homenageando personalidades e ações ligadas ao Modernismo brasileiro;
– Montagem de espetáculo cênico reunindo um número determinado de diretores teatrais da nossa região, além do elenco fixo do TEP e artistas de demais grupos do movimento regional;
– Criação de um Salão de Artes que reúna artistas da nossa região para tratar da revisão e atualização a Semana de Arte Moderna;
– Maratona de dança – Ação reunindo grupos e academias da região, em amostragem dos seus trabalhos, de preferência versados sobre o tema em questão;
– Maratona de Cultura Popular – Grande feira de artesanato, reunindo produtores locais.