Mestrado em Ecologia lança edital de bolsas de estudo para seleção de bolsistas do programa PROSUP da CAPES

116

Para obter o formulário de inscrição, além de outras informações acerca do edital, acesse este  link

Com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível, o Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por Instituições Particulares de Ensino Superior, por meio da concessão de bolsas de estudo e taxas escolares.

O Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade em Ecossistemas Costeiros e Marinhos da UNISANTA (PPG-ECOMAR) participa do Programa PROSUP/CAPES, por meio do qual bolsas de estudo são disponibilizadas pelo Ministério da Educação para o PPG-ECOMAR da UNISANTA, devido à sua excelência e constituição de seu corpo docente altamente qualificado.

As inscrições para o edital poderão ser feitas até o dia 28 de junho. Nela, o candidato deverá enviar, via e-mail (comissaobolsasmestrado@unisanta.br), os seguintes documentos em arquivo único e formato pdf:
– Formulário de inscrição preenchido e assinado;
– Cópia do Currículo Lattes atualizado e documentação comprobatória (cópia simples);
– Cópia do Histórico Escolar da Graduação;
– Pré-projeto de pesquisa alinhado com linhas de pesquisa do PPG-ECOMAR. O pré-projeto deve conter no máximo cinco páginas e apresentar os tópicos: introdução, objetivos, material e métodos, cronograma e referências bibliográficas.

Feitas as inscrições, a documentação dos candidatos será analisada pela Comissão de Bolsas e, após esse processo, acontecerão entrevistas remotas com os candidatos classificados, nos dias 29 e 30 de junho. Os resultados serão divulgados no dia 01 de julho.

Para concorrer a uma bolsa oferecida pelo PROSUP/CAPES, o candidato não pode ter qualquer relação de trabalho com a UNISANTA ou usufruir de outra bolsa de agências de fomento governamentais. Além disso, ele deve possuir um currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes.

As bolsas terão a duração de 24 meses, havendo duas modalidades : bolsa do tipo integral (isenção do pagamento da mensalidade mais o recebimento de uma bolsa mensal no valor de 1.500,00 reais) e bolsa do tipo taxa escolar (o valor da bolsa é utilizado para o pagamento da mensalidade). A bolsa integral se destina a candidatos que não possuem vínculo empregatício, uma vez que a dedicação ao mestrado deve ser exclusiva. Já a bolsa taxa pode ser concedida a candidatos que possuem vínculo empregatício.

A concessão de ambas as modalidades depende da disponibilidade das bolsas, da classificação do candidato no processo seletivo, assim como da presença ou não de vínculo empregatício do candidato. Ambas as modalidades de bolsas são concedidas mensalmente (durante 24 meses), com exceção da taxa de matrícula.