O Ensino Superior se manteve, durante a pandemia, como o principal passaporte para ascensão no Brasil. Isso é o que indica o estudo do Instituto Semesp, entidade que representa instituições de ensino superior no Brasil, presidida pela também presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira, em parceria com a consultoria de mercado de trabalho Symplicity e apoio das empresas de recursos humanos Cia de Talentos e InfoJobs.

O estudo foi feito com 8.500 alunos e ex-alunos, dos quais 82% disseram ter obtido melhorias após a graduação, como melhores salários, promoção, efetivação após um estágio ou obtenção do primeiro emprego. Mais de 50% dos egressos de faculdades privadas e 60% das públicas ganhavam 3.000 reais ou mais. O Education at a Glance, tradicional relatório da OCDE, organização com alguns dos principais países desenvolvidos, apontava que um graduado no Brasil ganha, na média, o dobro do que os formados apenas no ensino médio (pré-pandemia).

A taxa de desocupação medida na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do IBGE, que leva em conta os brasileiros que estão efetivamente procurando emprego, também foi menor entre os formados no ensino superior (7,5%) do que entre os cidadãos apenas com ensino médio (16,4%).

Mesmo com essas nítidas vantagens para o mercado de trabalho, o ensino superior no Brasil ainda não tem um número desejável de alunos matriculados. Entre os adultos de 25 a 34 anos, só 21% dos brasileiros concluíram esta etapa, taxa inferior à de países como México, Colômbia, Chile e Argentina.

Tradição e inovação em um só lugar

A Universidade Santa Cecília se insere nesse contexto oferecendo condições especiais para pessoas de vários perfis econômicos e sociais ampliarem sua formação acadêmica em cursos com qualidade reconhecida nacional e internacionalmente.

Com um Índice Geral de Cursos (IGC), atribuído pelo MEC, de 4 (conceito de 1 a 5) e com todos os cursos presenciais entre os melhores do país pelo Guia da Faculdade, do Estadão, a Unisanta se mantém em um nível acadêmico excelente, de liderança na região.

O mais atual Ranking Universitário Folha de São Paulo – RUF também confirmou a qualidade de ensino da Universidade Santa Cecília e sua posição de liderança na Baixada Santista: nono lugar no País em Inovação, entre as particulares.

Aluna do nono semestre de Engenharia Química, Luiza Tucker Vasques é um dos vários exemplos de estudantes da Unisanta que já conquistaram seu espaço no mercado de trabalho. Em abril deste ano, ela ingressou em um estágio na Unipar Carbocloro, empresa química com fábrica em Cubatão. “Depois de passar por todas estas etapas, com cerca de 1.500 inscritos, 300 na dinâmica e três pessoas por vaga na entrevista, eu passei. Foi uma das melhores sensações que eu tive na vida, de reconhecimento de tudo que eu estava fazendo na faculdade”, comentou a jovem de 22 anos, com grandes ambições profissionais.

Já a estudante do 10.º semestre de Arquitetura e Urbanismo Maiara Ramacciotti Pedroso tem contato diário com a rotina de trabalho da sua área. Ela ingressou em julho de 2020 no conceituado escritório da arquiteta Rosely Feijó. “Assim que surgiu a oportunidade de estagiar com ela (Rosely), foi um prazer pra mim! […] eu tinha acabado de ser dispensada do meu antigo estágio, por conta da pandemia, então foi uma ótima oportunidade de aprendizado nesses tempos difíceis”.

Inscrições abertas

A Unisanta está com inscrições abertas para o Vestibular 2022. São mais de 70 cursos de graduação, entre tradicionais e tecnólogos (presenciais e a distância) em diversas áreas.

Para todas as modalidades, as inscrições devem ser feitas pelo site www.unisanta.br/vestibular

Além de contar com ensino de qualidade atestada pelo MEC, tradição de quase seis décadas, infraestrutura moderna e os mais avançados recursos humanos e físicos para a formação cultural e ética do aluno, a Unisanta também oferece diversas vantagens para quem ingressar nos cursos presenciais e EAD.

Mais informações sobre bolsas e mais benefícios podem ser obtidas no site: www.unisanta.br/beneficios