Foto: Miriam Jeske

Atleta que atua na Alemanha venceu Carlos Ishida na final do absoluto A masculino e faturou o título pela primeira vez na carreira

A realeza ganhou um novo membro neste domingo (12), em Joinville (SC). Nas antigas terras de Conde d’Eu e da Princesa Isabel, a atual ‘Cidade dos Príncipes’, Guilherme Teodoro foi coroado ‘Príncipe do Tênis de Mesa’ ao vencer a categoria absoluto A do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro Interclubes. Na final, o atleta do Clube de Regatas Saldanha da Gama/Santa Cecília/FUPES (SP) precisou de apenas três sets para superar o velho conhecido Carlos Ishida, do Itaim Keiko/JJ Yamada (SP). As parciais da disputa realizada no Centreventos Cau Hansen foram de 11/4, 11/9 e 11/7.

A partida iniciou com um lindo rali, vencido por Teodoro, que gradativamente foi abrindo distância no placar, enquanto Ishida era obrigado a arriscar mais, buscando diminuir a diferença. Mas não teve jeito, em um set rápido – visto o histórico equilíbrio entre ambos – o mesa-tenista de Guarujá (SP) fechou em 11 a 4.

Ishida voltou à mesa disposto a mudar sua sorte no segundo set. Marcou o primeiro ponto e chegou a liderar até o 3 a 2. O jogo então se tornou franco e, até o empate em 5 a 5, tudo parecia indefinido. Depois só deu Teodoro, que abriu dois pontos e soube administrá-los até o final, vencendo por 11 a 9. Destaque para o rali que culminou no nono ponto de Teodoro, levantando a torcida presente ao Centreventos.

O filme se repetiu no último set, com Ishida pulando na frente. Só que desta vez o mesa-tenista do Itaim Keiko tratou de abrir quatro pontos de vantagem, chegando a ter 6 a 2 favorável no placar. Então começou a incrível escalada de Teodoro, que buscou o empate e forçou Ishida a pedir tempo. Teodoro abriu dois pontos de vantagem (8 a 6) antes de voltar a marcar. Mas já era tarde demais. Mesmo com quatro match points a favor, Teodoro contou com um erro de Ishida já na primeira devolução, fechando o jogo em 11 a 7.

“Estou muito feliz”, festejou. “Os dois torneios que joguei no Brasil neste ano consegui vencer”, referindo-se à conquista do TMB Platinum no Rio de Janeiro, em julho. “Estou treinando bastante e isso é um fruto que estou colhendo agora”, acrescentou o campeão invicto. Mas, como a vida na realiza é repleta de compromissos, Teodoro volta em breve suas atenções para a Bundesliga, na Alemanha, país em que treina e compete regularmente. Antes, porém, foi condecorado com uma medalha de ouro.

O TMB Platinum – Campeonato Brasileiro tem o patrocínio das Loterias CAIXA e Tibhar, o apoio da Sicredi, UniSociesc, Hotel Le Village e Prefeitura de Joinville e parceria de mídia da Rádio 89 FM.