A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está na lista de instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para ministrar cursos de educação a distância. Em visita à Universidade, a comissão de especialistas do MEC e do Conselho Nacional de Educação deu parecer favorável à abertura e oferta de cursos a Distância na Universidade.

Segundo Beatriz Roma Marthos, Secretária Executiva da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o MEC é muito rigoroso na concessão deste parecer. “A inclusão da Unisanta entre as universidades credenciadas é motivo de comemoração”.

Os cursos de Educação a Distância (EAD) são os que mais crescem nos países desenvolvidos. O Brasil, que ingressou nesse sistema mais recentemente, nesta década, também experimenta uma grande procura e um crescente reconhecimento quanto à eficácia desta modalidade de ensino por parte das autoridades educacionais e das empresas, estas, na hora de contratar.

De acordo com a professora Eveline Cavalcante, coordenadora do Centro de Educação a Distância da Unisanta (CED), apesar da grande descredibilidade que é dada a cursos em EAD, pesquisas do INEP consolidam a excelência da qualidade. “De maneira geral, quem se inscreve em um curso em EAD apresenta um perfil diferenciado do aluno tradicional: dedicação e disciplina são aspectos fundamentais para o aluno encarar o mundo virtual”, afirma Eveline.

Já o coordenador do Pólo ABED Santos e professor da Unisanta, Paulo Roberto Schroeder de Souza, classifica os cursos de educação a distância como uma ferramenta de inclusão. “Alunos que trabalham em períodos irregulares ou moram em lugares que não têm (proporcionam)acesso aos bancos universitários, hoje podem dar continuidade aos estudos e consolidar uma profissão”.

Tradição – A Unisanta tem sido pioneira, na região, em atividades on-line. Foi o primeiro nó da Internet na Baixada Santista, em parceria com a Fapesp. Criou, há dez anos, o primeiro jornal universitário do País, que tem sido premiado em congressos de jornalismo. Em 1994, participou do projeto Escola do Futuro, possibilitando uma troca de experiências entre alunos do Colégio Santa Cecília e de escolas públicas de Portugal, via Internet. É neste cenário que EAD nasce na Unisanta.

Informações sobre cursos emEAD pelo telefone 3202-7100 (ramal 273) ou pelo e-mail ced@unisanta.br