“Contribuir para ampliação das oportunidades de estudo para pessoas de diferentes perfis no Brasil, na América Latina e no Caribe, estimulando a equidade social e a melhora das condições de vida das populações do nosso continente”. Com esse objetivo e com muito entusiasmo, levando estudos sobre a realidade da educação brasileira e muitas sugestões para o setor, a presidente do Semesp, da Unisanta e da MetaRed Brasil, Lúcia Teixeira, participará, a convite dos organizadores, da 3.ª Conferência Mundial de Educação Superior da Unesco, de 18 a 20 de maio, em Barcelona, na Espanha.
A 3.ª Conferência Mundial de Educação Superior da Unesco tem como tema “A Reinvenção da Educação Superior para um Futuro Sustentável”. Antes da realização da conferência, o Semesp enviou para os organizadores, como forma de contribuir para o evento o documento Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro, a fim de servir como referência para que os agentes públicos e privados possam instituir políticas públicas que fomentem a dinâmica e a organização do sistema de ensino superior do Brasil.
Confiante na troca de experiências durante o encontro, Lúcia vai preparada após participações em vários encontros internacionais do setor e comenta: “Nosso objetivo comum é o desenvolvimento da educação superior e, para esse propósito, o segmento privado tem um papel fundamental, diante do expressivo volume de matrículas, de cursos ofertados, de docentes e serviços que reunimos. Nesse evento internacional, teremos oportunidade de debater os principais desafios do sistema de ensino superior do nosso continente e buscar soluções conjuntas”.
Para Lúcia, participar da Conferência Mundial de Educação Superior da Unesco é uma satisfação para a direção do Semesp. “O evento busca o debate, a reformulação de ideias e de práticas no ensino superior para garantir o desenvolvimento da sociedade por meio da educação superior, algo que também está no cerne do Semesp. Estar em um contexto tão rico para produção de conhecimento, diálogo político, intercâmbio e networking é fundamental para nossa entidade desempenhar melhor o seu papel”, analisa.
Outro ponto levantado pela educadora é a necessidade de colocar a universidade como centro relevante de pesquisa e impacto social, atuando em sintonia com as demandas da sociedade: “A geração de dados permite novos conhecimentos, análise do ambiente e tomada de decisão qualificada. O processo de produção de conhecimento e informação que caracteriza o ambiente acadêmico estimula a expansão da geração de dados, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos produtos e serviços baseados na informação”.
A educadora salienta, ainda, que a transformação digital inserida na rotina das universidades amplia as experiências e aumenta a própria competitividade e relevância da instituição. “Gerenciar uma instituição orientada para o conhecimento exige empregar os recursos da geração de dados para aumentar a eficiência e renovar a qualidade, com base nas informações levantadas, transformando-as em vantagens competitivas sustentáveis”, complementa.
Temas
Em outubro de 2021 e fevereiro de 2022, Lúcia Teixeira já havia participado de dois webinares promovidos pela Unesco-IESALC com especialistas e líderes latino-americanos e Caribe e também expor o panorama da região latino-americana e caribenha para as associações da RealCup, com o objetivo de apresentar e discutir contribuições sobre os dez eixos temáticos que serão abordados durante a conferência:
– Impacto da Covid-19 na Educação Superior;
– Educação Superior e Desenvolvimento Sustentável;
– Inclusão na Educação Superior;
– Qualidade e Pertinência dos Programas;
– Mobilidade Acadêmica na Educação Superior;
– Governança na Educação Superior;
– Financiamento na Educação Superior;
– Produção de Dados e Conhecimentos;
– Cooperação Internacional para Melhorar Sinergias;
– Os Futuros da Educação Superior.
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