Foto: Guilherme Veloso/Semesp

As instituições associadas ao Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior No Estado de Sao Paulo – Semesp elegeram nesta quinta (25), por unanimidade, a nova Diretoria e o novo Conselho Fiscal da entidade para o triênio 2021-2024. Pela primeira vez, a presidência do Semesp será ocupada por uma mulher, a profa. Lúcia Maria Teixeira, presidente da Universidade Santa Cecília – Unisanta. A posse da nova Diretoria será realizada no próximo dia 25 de março.

“Quero agradecer a todos pela expressiva participação nesta eleição histórica de uma chapa única de consenso, que representa a união de todos os associados de diferentes portes, esses bravos lutadores da educação que o Semesp representa em todo o país. Quero agradecer o apoio e contamos com a participação de todos nessa gestão. Quero também agradecer por ser a primeira mulher presidente da entidade, de uma instituição fora da capital. Com essa inovação, fazendo jus ao pleito e a tudo o que o Semesp construiu ao longo desses quase 42 anos, estaremos juntos, sobretudo neste ano de tantos desafios para o Brasil, para a educação e para a saúde”, disse a presidente eleita Lúcia Maria Teixeira.

Para o prof. Joel Garcia de Oliveira, da Faculdade Federal, “é muito oportuno abrir espaço para novas representatividades, para uma pessoa de expressão no setor e participativa no Semesp, como a profa. Lúcia Maria Teixeira e a sua família, que sempre contribuíram enormemente com o ensino superior. À frente da Unisanta, uma instituição reconhecida e que preza pela qualidade, Lúcia Teixeira preenche todos os requisitos para presidir o Semesp, ela é uma mulher preparada”, disse. “A participação do prof. Hermes Figueiredo na vice-presidência também contribuirá para superarmos essa fase que o setor atravessa, ainda que transitória e curta, assim esperamos, durante a pandemia”, ponderou.

O padre Luís Otávio Botasso, da Unisal, destacou o trabalho colaborativo e a união das instituições. “Não existe quem faça nada sozinho. Em tempos nebulosos como o que vivemos em todos os aspectos, uma diretoria presidida por uma mulher traz novos olhares e perspectivas e a capacidade de articulação necessária para os dias de hoje”, disse o padre.

Confira a composição da nova Diretoria e do Conselho Fiscal:

Presidente: Lúcia Maria Teixeira
1º Vice-Presidente: Thiago Rodrigues Pêgas
2º Vice-Presidente: Valdir José Lanza
3º Vice-Presidente: Hermes Ferreira Figueiredo
1º Diretor-Secretário: Ruy Guérios
2º Diretor-Secretário: Paulo Pires Vila Verde
1º Diretor-Financeiro: Cecília B. Pires Tavares de Anderlini
2º Diretor-Financeiro: Raul Gustavo Porto Gennari
Diretor de Relações Institucionais: João Otávio Bastos Junqueira

Diretores de Segmento Universidade
Elmara Lúcia de Oliveira Bonini
José Francisco Hintze Júnior

Diretores de Segmento Centro Universitário
Zely Fernanda de Toledo Pennacchi Machado
Marcos Vinicius Busoli Cascino

Diretores de Segmento Faculdade
Tânia Cristina Bassani Cecílio
Roberto Afonso Valério Neto

Membros Efetivos do Conselho Fiscal
Giácomo Pasetto Logatti
Joel Garcia de Oliveira David
José Hortenzi Vilela Braga

Membros Suplentes do Conselho Fiscal
Marcos Antonio de Lima
Pe. Antônio Mendes Freitas
Frei Thiago Alexandre Hayakawa

Fonte: SEMESP