Uma apresentação final de dissertação do Mestrado de Ecologia da Universidade Santa Cecília se destaca pela composição de sua banca, integrada pelo docente da Unisanta, Dr. Miguel Petrere Junior, e mais três de seus ex-orientados, que hoje são profissionais de referência na área.

“A Unisanta está seguindo o caminho certo ao contratar e convidar professores distintos em suas carreiras. Isso dá uma autoridade para a pós-graduação em Ecologia da Unisanta”, ressaltou o Prof. Petrere, sobre o curso em que ele leciona e que é oferecido dentro do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos (ECOMAR).

“As Conchas da Praia de Santos (Brasil): riqueza, abundância, diversidade e os impactos devido às limpezas periódicas manuais e mecânicas” é uma dissertação produzida pela mestranda Laura Roberta Sarmento de Barros, que fará sua apresentação na próxima sexta-feira (26/02), às 9h30.

Dr. Petrere, que foi orientador dessa aluna durante cerca de ¾ do mestrado (depois a orientação passou para o Prof. Davi Butturi-Gomes, que também compõe a banca), deu seu parecer sobre a dissertação: “A Laura foi uma excelente estudante. Ela fez um excelente trabalho de campo, orientado por mim e pelo Davi, e as análises estatísticas da sua dissertação são bastante avançadas. Então, eu acho que amanhã (na apresentação) ela vai brilhar”.

A banca examinadora, que vai avaliar a dissertação, é comporta pelos professores: Dr. Davi Butturi-Gomes, Dr. Miguel Petrere Junior, Dr. Henrique Corrêa Giacomini e Dr. Fabio Cop Ferreira. Um fato interessante é que o experiente Prof. Miguel Petrere foi orientador de todos os outros três integrantes: “O Davi foi meu orientado de mestrado, o Henrique, que trabalha no Departamento do Meio Ambiente de Ontário, no Canadá, fez o mestrado e o doutorado comigo, e o Fábio fez TCC, mestrado, doutorado e pós-doutorado comigo.”, comentou o docente.

O Prof. Dr. Davi Butturi-Gomes é graduado em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), tem mestrado em Biometria, também pela UNESP, e doutorado em Ciências (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (USP). Com experiências na área de Probabilidade e Estatística Aplicadas, com ênfase em modelagem estatística e estatística computacional, ele atua como professor adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em Minas Gerais.

Dr. Henrique Corrêa Giacomini tem graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas-Zoologia pela UNESP, pós-doutorado pelo Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Toronto e pela Universidade do Quebec em Montreal. Atualmente é pesquisador em Ecologia Aquática pelo Ontario Ministry of Natural Resources and Forestry (OMNRF), no Canadá.

O Prof. Dr. Fabio Cop Ferreira é graduado e pós-graduado em Ciências Biológicas pela UNESP/Rio Claro. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Ciências do Mar da UNIFESP, na Baixada Santista, e orientador pelo programa de pós-graduação em Biodiversidade em Ecologia Marinha e Costeira, UNIFESP.

Além de docente da Unisanta, o Prof. Dr. Miguel Petrere Junior é licenciado em Filosofia e em Matemática, pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba. Também é mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) / Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e PhD pela School of Biological Sciences – University of East Anglia/Fisheries Directorate – Lowestoft, no Reino Unido. Professor Livre-Docente aposentado do Departamento de Ecologia na UNESP, atualmente é Professor Titular Livre na Universidade Federal do Pará (UFPA), docente permanente na UFPA.

Dr. Petrere também é membro titular da ACIESP (Academia de Ciências do Estado de São Paulo) e Fellow da The Linnean Society of London; em 2020, foi reconhecido entre os 100 mil Cientistas mais influentes do mundo, dos quais 600 são do Brasil.