O desembarque de famílias japonesas ao Porto de Santos, trazidas pelo navio Kasato Maru, em 1908, – fato que marcou o início da imigração japonesa no Brasil – é apresentado ao público infantil no livro Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo, da escritora e educadora Lúcia Maria Teixeira Furlani.
Testemunhar a chegada dos imigrantes japoneses que vieram trabalhar nos cafezais do oeste paulista é uma das muitas aventuras do protagonista Lucas, um menino corajoso que viaja no tempo e interage com personagens como Santos Dumont, o pintor Benedicto Calixto, o padre José de Anchieta, José Bonifácio, entre outros, em locais históricos, importantes para a Baixada Santista e o Brasil.
Lançado em dezembro de 2006, pela editora Unisanta, o livro Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo é uma mistura mágica de realidade e ficção, criada com sensibilidade de forma divertida e educativa pela autora. Em sua 3ª edição, está disponível nas livrarias, site Submarino e na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos.
Material paradidático – Considerado um sucesso pela crítica especializada de várias regiões do País e pelo público infantil e adulto, Tudo é Possível resgata o gosto pela leitura e pelos livros, tornando-se um excelente instrumento pedagógico.
A obra já está sendo adotada como material paradidático em muitas escolas, no Ensino Fundamental, pois traz um projeto pedagógico com indicações de atividades e propostas educativas, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, do MEC. Escolas e educadores interessados podem adquirir o livro com desconto, entrando em contato pelo e-mail: lucia@unisanta.br.
Em Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo, o menino Lucas encontra-se com homens pré-históricos, índios, piratas, escravos e vultos históricos. Ele sempre se mete nas mais incríveis aventuras, defende os mais fracos e conhece a região do litoral paulista, de Peruíbe a Bertioga. Com ilustrações de Bill Silva e Leandro Rodrigues, o livro inclui um mapa do tesouro e uma seção, em verbetes, chamada Saiba Mais – curiosidades para crianças e gente grande também, com informações sobre os personagens históricos e sobre os lugares em que acontecem as aventuras de Lucas.
A autora inspirou-se em seu filho Lucas e nas histórias que conta para ele toda noite. Escritora premiada, Lúcia insere naturalmente no texto noções de Geografia, História, Ciências, Ecologia, Meio Ambiente, Arte e Ética. O livro, da Editora UNISANTA, tem 48 páginas e custa R$ 24,90.
Sobre a autora – Lúcia Maria Teixeira Furlani é doutora e mestre em Psicologia da Educação, presidente da Universidade e do Colégio Santa Cecília, ambos em Santos, e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, escritora premiada, é autora de vários livros como Pagu – Livre na imaginação, no espaço e no tempo, A Claridade da Noite – Os alunos do Ensino Superior Noturno e Autoridade do Professor, entre outros, que se tornam referência nas áreas de Educação, Psicologia e Literatura.