Gustavo M. Gobbato, estudante do 4º ano da Faculdade de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), voltou recentemente dos Estados Unidos onde passou três meses na Universidade Texas A&M de Corpus Christi, no Texas, fazendo um estágio.

Este intercâmbio só foi possível graças ao empenho da equipe de Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Santa Cecília, que fez o contato com a Drª Nipper, supervisora do Laboratório da Universidade do Texas, e do Centro Institucional de Pesquisas da UNISANTA, que financiou a viagem de Gobbato.

“Com a ida do aluno ficou aberta a porta com a Universidade do Texas, com isso outros estudantes poderão usufruir futuramente do intercâmbio”, diz Aldo Ramos, professor e coordenador do Laboratório de Ecotoxicologia da UNISANTA.

O objetivo de Gobbato, além de estudar no Instituto de Recursos Naturais, – Laboratório de Ecotoxicologia – da Universidade, foi também trazer muitos trabalhos publicados, livros e idéias novas para o Laboratório da UNISANTA.

Gobbato disse que teve oportunidade de conhecer outro laboratório, outros projetos, novos testes com organismos marinhos, novos testes de toxicidade, aprimorar seus estudos na área e ver equipamentos de última geração.

“Tive a chance de presenciar coletas em campo (marítimo), além de acompanhar projetos desenvolvidos no Golfo do México, avaliar estudos de impacto ambiental em relação aos corais e também estudar a relação da toxidade de uma Baía que recebe impactos antrópicos (causados pelo Homem) e de outra que não recebe”.

Quem supervisionou seus estudos na Universidade do Texas, foi a Drª Marion Nipper e o Dr. Robert Scott Carr, que lidera a área de Ecotoxicologia da United States Geological Survey (USGS), grupo que trabalha com a Texas A&M University, fazendo levantamento de várias áreas estratégicas para o governo americano.

Este grupo foi citado na Tese de Doutorado do Professor Aldo Ramos, Coordenador do Laboratório de Ecotoxicologia da UNISANTA. Para ele, a USGS é como um FBI da ciência e pesquisa, com grande trabalho e reconhecimento mundial.

Além da Universidade do Texas, a Faculdade de Ciências Biológicas – Biologia Marinha, da UNISANTA, possui intercâmbio com a USP, CETESB, com a Universidade de Cadiz na Espanha, e com programas internacionais como o “Eramus Mundus”, patrocinado pela Comunidade Européia.