O 12º Congresso Internacional de Osteopatia do IDOT (Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual) conta com a presença de alunos, professores e egressos da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O evento acontece entre os dias 5/9 e 10/9 em Santos.

Estão sendo realizadas palestras ministradas por professores do IDOT e profissionais da área, de renome nacional e internacional, junto de apresentações de trabalhos científicos, mini cursos e pratica clínica.

A Universidade Santa Cecília é uma das poucas universidades que tem a Osteopatia em seu curso de Fisioterapia, garantindo uma grande diferença na qualidade de ensino do aluno. Os alunos da Unisanta, que participaram do Congressos, visam incorporar a Filosofia Osteopática na Fisioterapia, com o objetivo de se tornarem melhores terapeutas e, assim, ajudarem mais e melhor os seres humanos.

A Osteopatia é uma pratica da medicina alternativa, que parte da teoria de que o corpo se cura sozinho, quando está nas condições nutritivas e ambientais adequadas. Apesar de utilizar os métodos de diagnósticos tradicionais, utiliza de técnicas mobilização e manipulação articular. A Osterapia,  criada por Andrew Taylor Still (1828-1917) , está baseada na teoria de que o corpo é capaz de criar seus próprios medicamentos contra doenças quando está equilibrado em sua estrutura e conta com condições ambientais favoráveis e nutrição adequada. Utiliza métodos tradicionais da medicina para diagnóstico e tratamento, embora dê maior ênfase aos métodos mecânicos e manipulativos de detectar e corrigir falhas